Água de Pedra Fina chegará a mais cinco municípios do Agreste Setentrional

(fonte: Assessoria de Danilo Cabral)
.
Os municípios de Casinhas, Santa Maria do Cambucá, Vertente do Lério, Frei Miguelinho e Vertentes voltarão a ser abastecidos pela Barragem de Pedra Fina a partir do próximo dia 26. O anúncio foi feito pelo presidente da Compesa, Roberto Tavares, nesta sexta-feira (21), ao lado do deputado Danilo Cabral (PSB) durante vistoria final da obra de interligação entre os sistemas Siriji e Pedra Fina. A cidade de Surubim já começou a receber água através desta obra nesta semana.
 
“Tivemos que interromper o fornecimento de água ontem, porque houve um deslizamento de terra provocado pelas chuvas, mas será religado em dois dias. A adutora já está operacional e vale ressaltar que a Barragem de Pedra Fina está pegando água nesta quadra chuvosa, o que vai melhorar ainda mais o abastecimento d’água desses municípios”, explicou Roberto Tavares. Ele destacou ainda que outra obra está na agulha para garantir a segurança hídrica da região.
Foto: Douglas Fagner

Foto: Douglas Fagner

 

De acordo com Roberto Tavares, pelo atraso na obra da Adutora do Agreste, a Compesa apresentou projeto para trazer água do Rio Paraíba, perenizado pela Transposição do São Francisco, para atender as cidades de Jataúba, Taquaritinga do Norte, Toritama e Casinhas, Santa Maria do Cambucá, Vertente do Lério, Frei Miguelinho e Vertentes. “É um investimento de R$ 70 milhões que vamos buscar junto ao Ministério da Integração, mas o governador assegurou que, se não conseguirmos, dará um jeito para fazê-la com recursos próprios”, acrescentou o presidente da Compesa.
 
Danilo Cabral lembrou que a articulação para o projeto de integração entre os sistemas de Siriji e Pedra Fina teve início há cerca de um ano. “Muita gente acreditou que essa obra não sairia do papel e teve até quem trabalhasse contra. Mas o governo Paulo Câmara, através da Compesa, priorizou a sustentabilidade hídrica do Agreste”, frisou. O deputado afirmou que a melhoria no abastecimento d’água de Surubim e região, após o colapso da Barragem de Jucazinho, foi realizada em duas etapas.
 
A primeira delas foi a religação da Barragem de Pedra Fina com Surubim, inaugurada no ano passado. “Essa foi uma demanda apresentada pela população do município no começo de 2015 durante o Seminário Todos por Pernambuco na presença do governador”, lembrou. A segunda é justamente a interligação dos dois sistemas. Danilo acrescentou que o presidente Roberto Tavares está articulando o Ministério da Integração a data de inauguração da nova adutora.
 
“É muito bom ver as duas etapas materializadas. Essa é uma obra pensada regionalmente, feita para beneficiar não só Surubim, mas os municípios vizinhos. Nesse momento tão difícil que vivemos no Brasil, vemos que, em Pernambuco, as coisas estão acontecendo. O governador Paulo Câmara tem reservado recursos para atender as demandas do Agreste, especialmente para solucionar os problemas causados pela seca que atingiu o estado por sete anos consecutivos”, disse.
 
Já a prefeita de Surubim, Ana Célia (PSB), assegurou que, nas localidades em que, porventura, o abastecimento de água continue prejudicado, a prefeitura continuará a fornecer água através de carros-pipa. “Nosso sentimento pela chegada da água é de alegria e a palavra é de gratidão pelo esforço que o governo fez para o abastecimento d’água do município”, afirmou.

Notícias Recentes