Ataque na Alemanha: atirador de extrema direita com motivações racistas mata 10 pessoas

Um atirador matou nove pessoas em dois tiroteios aparentemente raciais em bares shisha e um em sua casa na cidade alemã de Hanau, disseram a polícia.
 
O suspeito então se matou, segundo a polícia, depois de também matar sua mãe em sua casa. Os investigadores acreditam que um motivo racista está por trás do ataque, disse Peter Beuth, ministro do Interior do estado de Hessen.
 
A chanceler Angela Merkel disse que, embora as circunstâncias do ataque ainda precisem ser totalmente investigadas, os tiroteios expuseram o “veneno” do racismo na sociedade alemã e se comprometeram a resistir àqueles que procuram dividir o país.

Em um manifesto de 24 páginas, Tobias Rathjen disse que nem ‘todos que têm um passaporte alemão são valiosos e de raça pura’

Nove pessoas morreram nos ataques aos dois bares por volta das 22 horas, horário local (21:00 GMT), na quarta-feira à noite. Cinco outros têm ferimentos graves, disse a polícia.
 
Alguns dos mortos eram de origem turca, disse um porta-voz da presidência turca. “Esperamos que as autoridades alemãs mostrem o máximo esforço para esclarecer este caso. O racismo é um câncer coletivo”, escreveu İbrahim Kalın .
 
O assassino foi nomeado pela polícia como Tobias R., de 43 anos. Seu sobrenome não foi dado, de acordo com a prática alemã.
 
Ele atirou em si e em sua mãe de 72 anos em casa, informou a polícia. Eles também confirmaram que ele possuía uma licença de armas de caça.
 
O jornal Bild disse que ele expressou opiniões de extrema direita em uma carta de confissão que deixou para trás. Acredita-se que um vídeo no qual ele explicou seus motivos faça parte da investigação. Não foi possível confirmar os detalhes de sua confissão. O vídeo foi retirado de sites de mídia social na manhã de quinta-feira, informou a polícia.

Foto: Divulgação

Após os assassinatos, foi iniciada uma grande caçada ao criminoso, envolvendo dezenas de policiais armados e um helicóptero pairando sobre a cidade suburbana, localizada a 25 km a leste de Frankfurt.
 
A polícia twittou por volta das 5 da manhã, horário local, que policiais especiais invadiram a casa do suposto suspeito e o encontraram morto junto com outro corpo.
 
“Atualmente não há indicações de outros autores”, afirmou a polícia em um comunicado.
 
Os policiais isolaram e revistaram a casa que fica no distrito de Kesselstadt, em Hanau, perto do local de um dos tiroteios, depois de acompanhar as declarações de testemunhas.
 
Segundo a mídia local, oito ou nove tiros foram disparados no bar shisha em Heumarkt, por volta das 22h. Um veículo escuro foi visto saindo da cena. Logo depois, dispararam tiros em um segundo bar, o Arena Bar & Café, em Kurt-Schumacher-Platz, no distrito oeste de Kesselstadt.
 
Os relatórios iniciais de um terceiro incidente no distrito de Lamboy foram negados pela polícia.
 
A polícia pediu que as testemunhas com imagens de celular enviassem para um site da polícia e apelou para que não divulgassem as evidências nas mídias sociais.
 
Michael Malkmus, porta-voz da força policial do sudeste de Hessen, disse que a população local ajudou a polícia a rastrear o suposto agressor depois de ver seu carro estacionado na rua. “Chegamos ao prédio depois de ligações de pessoas que viram um veículo. Identificamos sua placa de e a combinamos com sua casa. Selamos a área e entramos na casa”.
 
Os vizinhos relataram ter ouvido um grande estrondo quando a polícia usou explosivos para arrombar a porta às 3 da manhã.
 
Os promotores federais disseram na quinta-feira que estavam se encarregando de investigar o tiroteio em meio a relatos de que o suspeito pode ter um motivo de extrema-direita.
 
Merkel prometeu que “tudo será feito para investigar as circunstâncias desses terríveis assassinatos”.
 
Ela acrescentou: “O racismo é um veneno. O ódio é um veneno. Esse ódio existe em nossa sociedade e é responsável por muitos crimes. ”
 
A parlamentar federal de Hanau, Katja Leikert, chamou o ataque de “cenário horrível” em um tweet no qual ela ofereceu “sinceras condolências” às vítimas.
 
O prefeito da cidade, Claus Kaminsky, disse que era a “pior noite possível”. Hanau tem uma população de cerca de 100.000.
 
Os relatos do tiroteio acontecem apenas alguns dias após uma pessoa ter sido morta a tiros e quatro feridos do lado de fora de um local musical de Berlim. O tiroteio na capital alemã ocorreu na sexta-feira passada perto do Tempodrome, que apresentava um show de comédia turca. Os motivos por trás do ataque de Berlim continuam incertos.
 
Testemunhas do ataque de Hanau descreveram como o atirador aleatoriamente disparou tiros nas barras. Uma testemunha, Kenan Kocak, disse que estava esperando para saber se seu tio, que estava no bar, sobreviveu. “Não sei se ele conseguiu”, disse ele à emissora de TV NTV. “É muito triste, em particular, que jovens – um jovem rapaz e uma jovem de 20, 25 anos – tenham morrido. Eu estava lá com eles ontem. Alguém que trabalhou lá também foi levado ao hospital. Parece muito ruim.
 
Um homem de quase 30 anos disse que recebeu uma ligação de um amigo que estava em um dos bares. “Ele deixou uma mensagem para me dizer que havia sido atingido”, disse o homem, que não foi identificado, à NTV. “Liguei para ele imediatamente. Ele me disse que estava em uma ambulância, tinha uma bala no ombro”.
 
Outra testemunha que conhecia algumas das vítimas disse: “São pessoas que conhecemos há anos. É como em um filme. Que isso aconteceu é inimaginável. Que existem pessoas por aí que são tão sem coração, atirando em outras que não fizeram nada de errado ”, disse ele à NTV.
 
(Fonte: IPC Digital)

Notícias Recentes