Bueno diz que é ‘difícil’ oposição obter 342 votos para abrir processo

O deputado Rubens Bueno (PPS-PR), em 2016 - Jorge William / Agência O Globo

O deputado Rubens Bueno (PPS-PR), em 2016 – Jorge William / Agência O Globo

(fonte: O Globo)
.
BRASÍLIA – O deputado Rubens Bueno (PPS-PR) disse nesta segunda-feira que é “difícil” a oposição conseguir os 342 votos necessários para abrir o processo contra o presidente Michel Temer, mas ressaltou que o governo não tem uma base forte e que, se ele escapar, vai se “arrastar até o final”.
 
Bueno também criticou a chamada Emenda Lula, a proposta do relator da reforma política, deputado Vicente Cândido (PT-SP), de impedir que um candidato seja preso até oito meses antes da eleição. Para ele, isso é um “escândalo”. Ele disse que em agosto, na volta do recesso parlamentar que começa nesta terça-feira, apresentará um projeto propondo que um titular da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) só possa ter trocado se concordar. Hoje, é o líder da bancada que tem o poder das indicações. O governo mexeu 13 vezes para garantir a vitória na CCJ.
 
— O que estamos discutindo aqui é que é difícil conseguir os 342 votos que autorizem o prosseguimento do processo. Se isso não é possível, também o governo vai conseguir 257 votos para prosseguir projetos importantes na Casa? Temo que, no final, o governo tenha uma minoria tão insignificante que não consiga continuar trabalhando na propositura de grandes projetos. Se for isso, o governo vai sair se arrastando deste episódio até chegar o episódio final — disse Bueno.
 
No caso da chamada “Emenda Lula”, o deputado disse que a considera uma proteção ao ex-presidente petista. — Estão criando a figura da prévia habilitação de uma candidatura que não existe. É lamentável. Não tenho dúvida de que é blindagem do ex-presidente. Aliás, primeiro ex-presidente condenado pela Justiça. Essa propositura é para blindar criminosos. É muito triste o que estamos vendo no Brasil — disse Bueno.

Notícias Recentes