Choveu no Agreste, mas Barragem de Jucazinho permanece seca

(fonte: Blog do Inaldo Sampaio)
 
Ao longo da última semana, choveu bem em áreas do Sertão e do Agreste mas a barragem de Jucazinho, no município de Surubim responsável pelo abastecimento de vários municípios daquela região, permanece totalmente seca. Jucazinho foi fruto de uma luta pessoal do então deputado federal Tony Gel(hoje estadual), que convenceu o então presidente Fernando Henrique Cardoso a investir nesta obra por sua importância estratégica para Caruaru.
 
Segundo a Compesa, mananciais que estavam secos há vários anos como as barragens Poço Fundo, em Santa Cruz do Capibaribe, e Sítio Luiza, em Jataúba, receberam uma grande quantidade de água. Poço Fundo registra hoje 19,81% da sua capacidade de armazenamento, que é de 27,6 milhões de metros cúbicos de água, e Sítio Luiza está sagrando. A Compesa está fazendo ajustes para reativar os dois sistemas e para que eles voltem a abastecer o distrito de Poço Fundo, em Santa Cruz do Capibaribe, e a cidade de Jataúba.
 
Em Pesqueira, melhorou o nível da barragem de Santana, responsável pelo atendimento de 70% da população. Santana tem capacidade para acumular 1,2 milhão de metros cúbicos de água e atingiu 15% de sua capacidade, volume suficiente para abastecer o município, no sistema de rodízio, pelos próximos quatro meses. Duas barragens localizadas no município de Pedra, no Agreste, também acumularam água. A barragem de Riacho do Pau (16,8 milhões de metros cúbicos), que atende a cidade de Arcoverde e estava com 37% da sua capacidade no mês de fevereiro, alcançou 49,85% do seu nível de armazenamento. Já a barragem de Mororó, que abastece a cidade de Pedra, está agora com 63,81% de sua capacidade total (2,9 milhões de metros cúbicos).

Notícias Recentes