Cinco momentos da história de Olinda

(fonte: Diário de Pernambuco)

O “mito” do nome da cidade (1535)

Em 1535, o território ainda não tinha sofrido modificações feitas pelo homem. Por isso, não é possível precisar onde um homem que trabalhava para Duarte Coelho falou a frase que deu origem ao nome da cidade: “Oh! Linda situação para se construir uma vila”. A frase é hoje atribuída ao próprio Coelho e considerada um mito por muitos pernambucanos.

O historiador e imortal da Academia Brasileira de Letras Leonardo Dantas Silva garante que o evento realmente ocorreu. “Comprovei, a partir de registros da época, que a frase realmente foi dita. E é possível que tenha sido dita onde a vila realmente começou a ser construída, no Alto da Sé”, explicou. “Foi lá onde Duarte Coelho construiu uma torre fortificada, nas imediações da atual Catedral do Salvador do Mundo.”

Nascida como uma vila primitiva no Alto da Sé há exatos 480 anos, Olinda guarda momentos curiosos.

Nascida como uma vila primitiva no Alto da Sé há exatos 480 anos, Olinda guarda momentos curiosos.

Santa Inquisição (1594-1595)

No fim do século 16, a sede da capitania de Pernambuco, Olinda, recebeu visita dos inquisidores. Em busca principalmente de cristãos-novos (ex-judeus convertidos) que praticavam a religião judaica em segredo, ouviram 270 pessoas e registraram 350 ocorrências. Encontraram “provas” de blasfêmias, sodomias e feitiçaria. Os acusados eram encaminhados para Lisboa, onde caminhavam pela cidade com uma vela na mão, ouviam sermão e recebiam sua sentença, normalmente prisão.

Igreja da Sé em Olinda é um dos pontos turísticos da Cidade Alta.Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A.Press

Igreja da Sé em Olinda é um dos pontos turísticos da Cidade Alta.Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A.Press

O incêndio dos holandeses (1631)

Um ano depois do início da ocupação dos holandeses no território pernambucano, os invasores incendiaram a vila de Olinda. Devido a sua localização, a vila era difícil de defender. É muito difundida a ideia de que a vila foi completamente destruída, mas algumas construções mais afastadas do Alto da Sé foram preservadas, como o Mosteiro de Nossa Senhora do Monte, próximo à Estrada de Bonsucesso.

1º grito em prol da independência (1710)

No Senado da Câmara de Olinda, Bernardo Vieira de Melo deu o primeiro grito em prol da independência do Brasil. O comandante pedia a independência do Brasil em relação a Portugal em 1710, portanto 112 anos antes do acontecimento. A vontade precedia as influências do iluminismo, da Revolução Francesa (1789) e da independência dos Estados Unidos da América (1776). Atualmente, na rua que leva o nome do ex-militar, no bairro do Carmo, estão as ruínas do Senado, uma parede que estampa uma estrela e a história do primeiro grito de independência das Américas.

Observatório é referência para estudiosos. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A.Press

Observatório é referência para estudiosos. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A.Press

O Cometa Olinda (1860)

Um semana depois do domingo de carnaval de 1860, o astrônomo francês Emmanuel Liais já se encontrava no observatório do Alto da Sé, estudando os céus, a serviço do império francês. No Brasil desde o eclipse solar de 1858, o cientista foi o responsável pela primeira descoberta de cometa na América do Sul, ocorrida em solo olindense. Batizado como “Cometa Olinda”, o astro apresenta órbita parabólica, característica que o impede de se ver visto novamente a partir da cidade.

Notícias Recentes