Clínica São Camilo: entrevista com a nutricionista Gisele Assunção

Formada pela UniFavip, a nutricionista clínica e desportiva, Gisele Assunção, de 23 anos, é uma das novidades do quadro de profissionais da Clínica São Camilo, localizada no Hospital São Luiz. A seguir, uma entrevista com explicações pontuais da mesma.
 
Qual a importância da nutrição à população?
 
Gisele: A nutrição atua na prevenção e tratamento de doenças. Melhora a qualidade de vida e também o âmbito estético, haja vista, hipertrofia e emagrecimento. Por isso é uma área tão importante à saúde.
 
E durante principalmente o verão?
 
Gisele: No geral hidratação. Estar sempre bebendo água, consumindo frutas, pois também auxiliam na reposição de minerais, perdidos através da transpiração. Água de coco também é uma ótima opção para hidratação e reposição de minerais. Por fim, manter uma alimentação balanceada e saudável prevalecendo cereais integrais, frutas, legumes e carnes magras.

A nutricionista, Gisele Assunção, na Clínica São Camilo (Hospital São Luiz). | Foto: Lulu/Surubim News

Atualmente, as dietas mais utilizadas pelos nutricionistas são:
 
Dieta cetogênica consiste em eliminar o carboidrato. É bem utilizada para emagrecimento e também estudos mostram boa correlação dessa dieta em pacientes com epilepsia e crises convulsivas. Em contrapartida, o uso dessa estratégia em longo prazo pode causar tremores, tonturas e alterações do humor, já que o carboidrato é a principal fonte energética para o cérebro e nessa dieta está em falta.
 
Dieta low carb é uma estratégia que há redução de carboidrato, utilizada também para quem almeja emagrecimento. No início da dieta pode haver tonturas, principalmente em pessoas habituadas em ingerir grandes cargas de carboidrato.
 
– E a reeducação alimentar. Uma dieta que engloba todos os grupos alimentares e garante resultados duradouros em longo prazo. Visto que o indivíduo começa a ter novos hábitos e estilo de vida, baseando-se numa alimentação qualitativa e quantitativamente saudável. Podendo ser utilizada por todos os indivíduos, apenas restringindo algum alimento de acordo com um suposto estado patológico.
 
Consequências da desnutrição
 
Gisele: Pode-se citar o aparecimento de doenças como anemias, desnutrição, carência de vitaminas e minerais, imunidade comprometida; e nos grupos mais vulneráveis como crianças e idosos, a má nutrição também está interligada ao processo de mortalidade.

A nutricionista, Gisele Assunção, na Clínica São Camilo (Hospital São Luiz). | Foto: Lulu/Surubim News

Importância da prática de exercícios físicos
 
Gisele: Além de ser uma ótima aliada para quem busca emagrecimento, a atividade física está interligada à estética, prevenção de doenças,  saúde cardiovascular, saúde mental e ao bem- estar.
 
Importância de se consultar com um(a) nutricionista
 
Gisele: Cada pessoa possui individualidade biológica. Cada ser é único e tem que ser atendido de acordo com suas necessidades e objetivos. Portanto, só o nutricionista saberá dizer qual a melhor dieta se encaixa no perfil do paciente, qual estratégia a ser utilizada e quando usar. O nutricionista é o único profissional habilitado por lei para prescrever dieta.

Notícias Recentes