Detran: construído para ser inaugurado

(texto opinativo escrito pela jornalista: Débora Lima – Destaque TV Surubim)

A unidade do Ciretran inaugurada a pouco mais de 3 meses em Surubim segue causando insatisfação na população que precisa dos serviços do órgão. Ao que tudo indica o principal objetivo de “facilitar” a vida dos cidadãos, com a unidade regional do DETRAN-PE, na Capital da Vaquejada segue sem ser alcançada. Dos 8 guichês de atendimento apenas 3 funcionam e somente 2 deles com atendimento frequente à população. O sistema de senhas, implantado geralmente para organizar, é claramente desrespeitado por vários usuários que vão direto ao guichê e falam com seus “amigos” atrás do balcão, burlando a fila.

O intervalo entre uma senha e outra chega a ser de 25 minutos. Devido à consulta aos arquivos, os funcionários saem com frequência dos guichês para pegar documentos, ou consultar colegas em salas que ficam distantes do local de atendimento. A demora é inevitável, é claro, e ao que parece a pouca oferta de serviços também. Apenas a renovação de habilitação é realizada no local e ainda assim os motoristas precisam se dirigir até Limoeiro para os exames físicos e de visão, pois segundo os atendentes, nenhuma clínica em Surubim é cadastrada na para tal atividade.

Detran de Surubim | Foto: divulgação

Detran de Surubim | Foto: divulgação

Além da falta de funcionários para o atendimento, o prédio sofre com a falta de manutenção. O muro externo que caiu ainda não foi reformado, causando perigo para quem passa/mora no local, já na parte interna é sujo, pouco informativo e vazio. O funcionamento do local tem sido prejudicado com frequência por motivos muitas vezes estranhos. Na última semana o prédio não abriu na quinta-feira, dia 26, pois haveria um jogo na Arena Pernambuco entre os Estados Unidos e a Alemanha. Isso mesmo! Fechado por conta de um jogo que aconteceu em Recife às 13:00! Imagina nos dias de jogos da seleção…

Estranho é que em um teste prático (e necessário), da jornalista que vos escreve, é que esperei por 2 horas para um serviço que antes era realizado em 20 minutos. Sim, está bonito, moderno, arrojado e em um local de destaque, mas a pergunta que fica é sobre a utilidade e a eficiência. Onde foram parar essas duas bases da prestação de serviços? Provavelmente não foram inclusas no projeto, muito menos na obra monumental. E a impressão que temos é que o 29º Ciretran Especial de Surubim foi construído às pressas e apenas para ser inaugurado.

Notícias Recentes