Coronavírus: em cinco meses, Brasil acumula 100 mil mortes por Covid-19

O Brasil ultrapassa hoje as 100 mil mortes causadas pelo novo coronavírus e, em muitas cidades, vive a reabertura: praias cheias, bares abertos, jogos de futebol, tudo com máscaras e distanciamento social. Impactados pela crise, muitos voltam ao trabalho presencial — para alguns, o isolamento jamais foi uma opção.
 
De concreto no segundo país em número de mortes — segundo a Universidade Johns Hopkins —, persiste a incerteza sobre os reais números de infectados e mortos pela covid-19. Enquanto isso, prefeitos e governadores são pressionadas pela reabertura e notícias sobre remédios sem comprovação científica dividem espaço com a corrida pela vacina.
 
A convite do UOL, Miguel Nicolelis, neurocientista e coordenador voluntário do Comitê Científico de Combate ao Coronavírus do Consórcio Nordeste; Paulo Lotufo, epidemiologista da USP (Universidade de São Paulo); e Domingos Alves, professor da Faculdade de Medicina da USP, falam sobre a falta de dados oficiais que permitam compreender como a pandemia se comportou até o momento e a eficácia das medidas de combate.
 
Explicam ainda o possível “efeito bumerangue” — um novo pico em regiões aparentemente estabilizadas — e oferecem análises que almejam oferecer um melhor entendimento da doença que tanto nos mata.
 
(fonte: UOL)

Notícias Recentes