Crianças venezuelanas têm primeiro dia de aulas em Igarassu

Em Igarassu, no Grande Recife, 14 crianças venezuelanas tiveram, nesta segunda-feira (6), seu primeiro dia de aula desde que passaram a viver no município, em julho. Com idades entre 4 e 12 anos, os pequenos vão estudar, juntos, em uma turma especial até o fim de 2018, tempo em que vão ganhar familiaridade com o idioma e em que serão identificadas as séries adequadas para cada um deles.
 
Há um mês em Pernambuco, completado na sexta-feira (3), eles fazem parte do grupo de 69 venezuelanos trazidos para o estado em uma missão humanitária, ainda em desenvolvimento, que tem como objetivo melhorar a recepção dos refugiados no Brasil.
 
No primeiro dia na Escola João de Queiroz Galvão, no Centro de Igarassu, as famílias foram recebidas pela coordenação e os alunos foram recepcionadas com uma homenagem dos colegas brasileiros, que cantaram músicas religiosas.
 
Além disso, eles agora contam com o auxílio de uma professora que morou 12 anos na Espanha e que vai introduzi-los no português e participar da equipe técnica que vai identificar as séries para onde os meninos serão encaminhados no próximo ano. Eudes Lima, que é formada em geografia, já fazia parte do quadro de professores da rede municipal há dois anos.
 
“Assim que soube da chegada desse grupo, me coloquei à disposição para ajudar”, explicou. “Vai ser uma missão um pouco intensa, porque é uma responsabilidade enorme ajudar a construir a base de uma criança, não é uma tarefa fácil”, comentou.
 
(fonte: G1)

Notícias Recentes