Cuba zera casos domésticos da Covid-19 e celebra

Pela primeira vez em 130 dias, Cuba anunciou neste domingo (19) que não havia novos casos domésticos de Covid-19. A maior parte do país passou para a fase final das restrições, que prevê a retomada de atividades com uso de máscaras e distanciamento social.
 
Francisco Duran, chefe de epidemiologia do Ministério da Saúde Pública, que atualizou o país diariamente sobre a pandemia, tirou a máscara durante a transmissão nacional para dar as boas notícias. No sábado, Duran fez o mesmo, relatando apenas um único caso doméstico em Havana.
 
Apenas alguns casos de Covid-19 foram relatados em Cuba na última semana. Todos foram em Havana, última cidade a flexibilizar o isolamento na ilha.
 
A maior parte da ilha do Caribe, que tem 11,2 milhões de habitantes, está livre da doença há mais de um mês.
 
s 2,2 milhões de habitantes da capital permanecem na primeira fase de três estágios de reabertura, na qual eles podem usar transporte público e privado, ir à praia e outros centros de recreação e desfrutar de uma viagem à beira-mar, bem a tempo para as férias de verão.
 
O distanciamento social e o uso de máscaras permanecem obrigatórios na maioria das circunstâncias.
 
O país abriu um grupo de resorts para turismo internacional. A fase três amplia viagens internacionais, dependendo do risco.
 
O sistema de saúde comunitário robusto e gratuito de Cuba permitiu manter o número de infecções abaixo de 2.500, com 87 mortes.
 
O país comunista recebeu altas notas pela forma de informar sobre a pandemia.
 
(fonte: G1)

Notícias Recentes