Detran alerta para falsas multas

O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran) está alertando a população a respeito de um falso e-mail contendo boletos em nome do órgão. A mensagem chega em anexo contendo uma falsa multa e o seguinte texto: “Segue em anexo a notificação de infração onde se encontram especificados prazos recursais para defesa”. O Núcleo de Informática do Detran já detectou que o falso e-mail é um vírus e que pode causar danos ao computador de quem fizer download ou encaminhar a mensagem.

O Departamento Estadual informou que não encaminha nenhum tipo de notificação via e-mail. As multas são enviadas por meio dos Correios e quem receber uma mensagem eletrônica do tipo deve checar a página do Detran na internet. A multas reais podem ser impressas visitando o site www.detran.pe.gov.br. Prazos para recurso de infração são informados na própria notificação, seja a de autuação ou a de penalidade.

De acordo com a assessoria de imprensa do Detran, ainda não é possível mensurar quantos motoristas caíram no golpe. Até ontem, não havia nenhuma queixa na ouvidoria do departamento, mas a assessoria tem relatos de algumas pessoas que procuraram o órgão para checar se a multa procedia.

O diretor de Engenharia e Fiscalização do Detran, Sérgio Lins, explicou que qualquer órgão de trânsito é obrigado a notificar o condutor com 30 dias de antecedência da infração. “Além disso, deve enviar o documento por meio do sistema AR, uma carta registrada que quem recebe precisa assinar informando que recebeu. Então, nada é por e-mail”, ressaltou Lins.

(fonte: Diário de Pernambuco)

Notícias Recentes