Dezenas de milhares acompanham funeral de general iraniano morto em ataque dos EUA

Dezenas de milhares de iraquianos acompanham o funeral do general Qassem Soleiman neste sábado (4) em Bagdá, no Iraque. O militar, chefe de uma unidade especial da Guarda Revolucionária do Irã, foi morto na quinta-feira (2), após um ataque aéreo dos Estados Unidos, ação que aumentou a tensão no Oriente Médio.

Foto: Divulgação

Ao todo, o funeral terá duração de 4 dias e passará por 4 cidades. Neste sábado saiu de Kadhimiya, um distrito xiita de Bagdá. Ainda hoje deverá chegar ao Irã. No domingo (5) partirá para a cidade sagrada de Mashhad.
 
Na segunda-feira (6) o cortejo seguirá para Teerã e, na terça-feira (7), chegará a Kerman, cidade natal do general, onde será realizado o enterro do corpo.

Funeral de Qassem Soleimani reúne milhares de pessoas — Foto: Nassen Nassen/Associated Press

O primeiro-ministro iraquiano Adel Abdul Mahdi participou do funeral. Também estiveram presentes Hadi Al Ameri, chefe das forças pró-Irã no parlamento iraquiano; o ex-primeiro-ministro Nuri Al Maliki e vários chefes de facções xiitas.
 
Durante a procissão, que também carrega o caixão do líder da milícia Abu Mehdi Al Muhandis, morto na mesma operação norte-americana, a multidão gritou “morte à América!”.
 
(fonte: G1)

Notícias Recentes