Entrevista com o Padre André Carlos

Surubim News: Antes de tudo, grato desde já pela entrevista, Padre André. Bem, conte-me um pouco sobre tua relação com a Igreja Católica. Como se direcionasse para o sacerdócio?

Padre André: nasci em Ferreiros, Mata Norte de Pernambuco. Minha família é toda católica e atuante. Cheguei a ser coroinha, mas na pré-adolescência me afastei por um tempo da Igreja. Porém, aos 14 anos fui a um retiro espiritual em Carpina e nele senti “o chamado de Deus para o sacerdócio”. Motivado por isso, comecei a frequentar grupos de orações proporcionados pelas Irmãs do Amparo que residiam na minha cidade natal. Em seguida, frequentei o seminário do Colégio Pio XII em Surubim e me formei em filosofia numa faculdade de Olinda. Logo após, fui estudar teologia em Roma. Retornei ao Brasil em 2003. Em 2006, já como padre, passei quatro anos pregando a palavra de Cristo em Machados. Por fim, desde 2010 estou fazendo o mesmo em Surubim.

Surubim News: Como é a vida de um padre em Surubim? Suas motivações, perspectivas, deveres…

Padre André: ser padre em Surubim requer grande empenho porque o sacerdote também precisa atender aos fieis das cidades circunvizinhas que vêm para cá por vários motivos, incluindo os ensinamentos e amparo da Igreja Católica. Digo que a tarefa é árdua, porém, bastante gratificante.

Surubim News: Acerca da polêmica envolvendo o gradeamento da Matriz de São José: quais os motivos para tal atitude? Por que não optaram por outros meios para inibir o vandalismo e a libertinagem, como câmeras e melhoramento da iluminação?

Padre André: pois é, esse assunto gerou discussões e polêmica, mas é sabido que a decisão foi tomada depois de estudarmos bem a situação. A Matriz de São José possui câmeras, boa iluminação e até um vigia, que tempos atrás sofreu ameaças de desordeiros que nas madrugadas acabam passando dos limites. Vale lembrar que outras igrejas e catedrais em Pernambuco também já foram gradeadas, para que abusos envolvendo drogas, confusões, depredações e afins sejam inibidos ao redor dos templos sagrados. De todo modo destacado que apesar das grades, os portões estarão abertos das 5 e meia da manhã até à noite, diariamente.

Padre  André Carlos da Silva na Matriz de São José - Foto: divulgação/SN

Padre André Carlos da Silva na Matriz de São José – Foto: divulgação/SN

Surubim News: Gostaria que o senhor falasse um pouco sobre os últimos papas, Bento XVI e Francisco.

Padre André: Bento XVI foi um dos maiores papas da história, tem muito dos seus conceitos inserido nos discurso de João Paulo II, por exemplo. Ele é um grande intelectual, talvez o maior teólogo vivo da humanidade. Mas seu perfil é mais acadêmico, portanto, numa atitude de total humildade, pensando no bem maior da Igreja, que passava por problemas internos, abdicou do papado para que seu sucessor pudesse renovar os anseios do Catolicismo. Já Francisco é exatamente assim, do jeito que se mostra como pontífice. Ele é pastor por natureza; nasceu, cresceu e tem o dom simplório para viver em meio ao povo. Sem dúvida seu papado vem agregando bastante a Igreja.

Surubim News: Fale também sobre o processo de evangelização dos jovens, em pastorais e movimentos como PJ e EJC, por exemplo.

Padre André: A PJ possui uma estrutura nacional de longa data, com causas sociais e políticas. É uma pastoral engajada e renomada. Já o EJC, como o próprio nome já indica, é “um encontro espiritual com Cristo”. O primeiro passo para os jovens que buscam a evangelização.

Surubim News: O que achou do Vinde e Vede de 2014?

Padre André: o Vinde Vede completou 10 anos em Surubim em 2014. O evento foi satisfatório, aprovado pela imensa maioria. Seu intuito é mostrar o lado mais espirituoso, mas não menos espiritual, da Igreja. Trazendo os jovens para festejos sadios, longe de bebedeira, drogas e afins. Aliás, mostrando a eles que podemos nos divertir sem precisar de apelos mundanos.

Surubim News: Como podemos definir um cristão?

Padre André: cristão é todo aquele que segue os ensinamentos de Jesus de Nazaré. É o fiel que estende a mão e oferece amparo. A missa, que deriva de “missão”, também é importante para que a fé e o processo de entendimento dos dogmas católicos sejam fortificados entre os fieis.

Surubim News: Padre André, novamente, obrigado pela oportunidade de saber um pouco mais sobre tua história de vida. Por fim, gostaria de deixar alguma mensagem ou agradecimento? Se sim, fique à vontade.

Padre André: bom, gostaria de agradecer ao blog pela oportunidade. Também gostaria de agradecer em especial a Surubim, cidade que engradeceu minha fé e me trouxe muitos amigos. Estarei me despedindo da cidade no final desse mês porque pretendo fazer um mestrado. Porém, nunca deixarei de acompanhar as notícias sobre o desenvolvimento espiritual dos fieis que buscam na Igreja os alicerces para suas vidas. Por fim, espero que todos aproveitem bem o advento em sua verdadeira essência. Priorizando não somente o Natal do comércio, mas também e principalmente o Natal da fraternidade, da paz, da esperança, da renovação… Do menino Jesus! Fiquem com Deus.

Notícias Recentes