Entrevista com Wagner Barbosa, Diretor da Policlínica Estefânia

Perfil: graduado em Enfermagem e pós-graduando em Urgência e Emergência e Gestão em Saúde, Wagner Barbosa, de 34 anos, é o atual diretor da Policlínica Estefânia.
 
Fale-me sobre a evolução da pandemia do novo coronavírus em Surubim.
 
Quando a doença chegou, percebi muita resistência nas recomendações preconizadas pelos órgãos de saúde. Com o passar do tempo notei um aumento exorbitante de casos em nosso município e região. Acredito que pela necessidade das pessoas buscarem suprimentos no Centro da cidade, também pela adaptação às recomendações como, por exemplo, aperto de mão, abraço, o uso da máscara e do álcool gel.
 
O número de casos tende a cair ou a subir nas próximas semanas?
 
Queria estar errado, no entanto o número de casos ainda tende a subir, não só em Surubim, mas em municípios circunvizinhos.

Wagner Barbosa, Diretor da Policlínica Estefânia. | Foto: Lulu/Surubim News

O que pode eventualmente agravar a situação?
 
O agravamento se dá a partir do momento que o número de casos cresce fora do controle, acompanhado de gravidades múltiplas. Hoje estamos com uma equipe entrosada que se antecipa aos problemas, temos reuniões constantemente junto ao Secretário de Saúde da Prefeitura Municipal para tratarmos sobre estratégias e ações.
 
Até o momento não estamos com nenhuma dificuldade no enfrentamento da doença. O Disk Covid-19 tem ajudado bastante a sanar dúvidas da população. Diariamente são várias ligações e mensagens direcionadas ao serviço.
 
O que precisa melhorar no nosso município?
 
Acho que o maior desafio é a conscientização geral. Estamos vivenciando um momento delicado em Surubim e o que percebemos diariamente são pessoas não seguindo recomendações. Com a postura da população melhorando, o acréscimo no número de infectados pode ficar mais lento do que o atual.
 
Recomendações finais.
 
Caso o enfermo apresente sintomas como coriza, tosse seca, febre, falta de olfato e paladar, não precisa se desesperar. Vale entrar em contato pelo Disk Covid-19: (81) 9-8751-0389.
 
Agora, caso os sintomas sejam além de alguns dos citados, falta de ar e dificuldade em respirar, é fundamental procurar uma emergência imediatamente para que medidas sejam tomadas.

Notícias Recentes