Estudantes da Rede Estadual são premiados em concurso cultural sobre uso sustentável da água

Alunos da rede estadual de ensino público foram premiados pela produção de trabalhos que refletem e propõem boas práticas quanto ao uso sustentável e racional da água em Pernambuco. A cerimônia de premiação da quarta edição do concurso cultural Água – Juntos Vamos Preservar foi realizada hoje (5), no Dia Mundial do Meio Ambiente, no Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura do Shopping RioMar. O presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Roberto Tavares, e o secretário de Educação de Pernambuco, Fred Amâncio, participaram do evento, que contou com a apresentação do Coral Pró Criança. Além da Compesa e da Secretaria de Educação, promotoras do evento, o concurso cultural recebe o apoio do Shopping RioMar, representada pela diretora de Desenvolvimento Socioambiental do Grupo JCPM, Lúcia Pontes, e da ASA Indústria, pela gerente de Responsabilidade Socioambiental, Flávia Moura. Os trabalhos premiados estão reunidos numa exposição montada no Piso L1 do RioMar, que pode ser visitada até o dia 10 de junho.

Foto: Divulgação/Compesa

O concurso contou com a participação de 66 escolas do estado, envolvendo estudantes da rede pública estadual do Ensino Fundamental e Médio e da Educação para Jovens e Adultos (EJA). Foram apresentados 144 trabalhos. Desse total, foram 40 projetos, 30 desenhos e 71 vídeos produzidos. “A Compesa tem um carinho muito especial por esse concurso, pois ele provoca o debate entre estudantes e professores sobre uma temática tão importante, que é a preservação da água”, afirmou o presidente da estatal, Roberto Tavares. Ele lembrou as dificuldades que a Compesa enfrenta para distribuir água para mais de sete milhões de pessoas, em um estado carente de recursos hídricos, e confessou que desde que começou a atuar na empresa em 2007, se transformou em um cidadão mais consciente e defensor do uso racional da água.
 
Os alunos concorreram nas categorias Desenho, Vídeo (curta-metragem) e Projeto. Na categoria Projeto, a equipe vencedora apresentou o projeto A Influência da Mata Atlântica na Manutenção da Qualidade dos Corpos D’Água Utilizados no Abastecimento Público. O grupo é formada pelos alunos Breno Gabriel da Costa Sotero, Claudio Brito de Lima e Vitória Eduarda Maria da Silva do segundo ano da Escola Estadual Padre Dehon, que fica no bairro da Iputinga, no Recife.

Foto: Divulgação/Compesa

Na categoria Desenho, todas estudantes premiadas são do quinto ano da mesma instituição de ensino, a Escola Estadual Tomé Francisco da Silva, localizada na cidade de Quixaba, no Sertão do Pajeú. A vencedora foi a aluna Maria Eduarda Pereira de Melo, que criou o desenho com o tema Estamos Aguardando a Sua Responsabilidade Com a Água. A equipe vencedora na categoria Vídeo também é formada por alunos da Escola Estadual Tomé Francisco da Silva, em Quixaba. Com o tema Água Tratada: É Preciso Conhecer Melhor Para Valorizar, o vídeo foi produzido pelo trio de estudantes Ana Carolina de Melo Freitas Nunes, Ana Cecília de Medeiros Silva e José Ayron Marçal Medeiros de Souza.
 
Para o diretor de Articulação e Meio Ambiente da Compesa, Aldo Santos, também presente no evento, a inserção dos estudantes nos debates sobre a preservação do recursos naturais abre perspectivas para um futuro mais sustentável. “As crianças e os jovens de hoje serão o futuro do amanhã, uma geração mais consciente sobre a sua participação na construção de um mundo melhor”, afirmou. O concurso cultural foi lançado no mês de março, quando se comemora o Dia Mundial da Água (22 de março).
 
(fonte: Compesa)

Notícias Recentes