Iraque pede aos EUA que reconsiderem sua posição em negociações sobre sanções ao Irã

O presidente do Iraque pediu neste domingo (11) aos Estados Unidos que considerem a posição política e econômica de Bagdá enquanto os países negociam o alívio ao Iraque nas sanções impostas ao Irã.
 
Os Estados Unidos disseram na sexta-feira (9) que o Iraque pode continuar a importar gás natural e energia do Irã por um período de 45 dias, desde que o Iraque não pague ao Irã pelas importações em dólares norte-americanos. As sanções ao setor de petróleo de Teerã entraram em vigor em 5 de novembro.
 
“Não queremos que o Iraque seja sobrecarregado com as sanções dos EUA ao Irã”, disse Barham Salih, o recém-eleito presidente, durante uma visita ao Estado árabe do Kuwait, no Golfo Pérsico.
 
O Iraque quer manter relações “equilibradas” com todos os seus vizinhos e com a comunidade internacional, disse ele. “O Irã é um país vizinho e nosso interesse está em manter boas e estáveis relações com o Irã”, disse, acrescentando que o povo iraquiano também quer aprofundar os laços árabes e no Golfo.
 
O Iraque precisa reconstruir sua economia e infraestrutura conforme sai de um conflito com o Estado Islâmico. Autoridades do Banco Central do Iraque disseram em agosto que a economia do país está intimamente ligada ao Irã não-árabe, que está envolvido em várias guerras com a Arábia Saudita na região.
 
(fonte: G1)

Notícias Recentes