Ministro Paulo Guedes diz que vai suspender concursos públicos “porque há servidores demais”

O Ministro da Economia, Paulo Guedes, soltou uma declaração polêmica nesta terça-feira, 4 de junho. Durante audiência na Câmara dos Deputados, em razão das discussões sobre a Reforma da Previdência, o gestor disse que suspenderá a realização de concursos públicos por conta do excesso de servidores. De acordo com ele, os governos que antecederam o Governo Bolsonaro, autorizaram concursos e concederam reajustes salariais “ferozmente”.

“Nas nossas contas, 40% dos funcionários públicos devem se aposentar nos próximos cinco anos. Não precisa demitir. Basta desacelerar as entradas”, disse.

Guedes afirmou que o governo investirá na digitalização de processos e na redução da burocracia para tornar os serviços públicos mais eficientes. Ainda no início do ano, o secretário de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Uebel, responsável pela autorização de certames do Executivo Federal, também afirmou que “não haveria novos concursos públicos em 2019”.

Uma das prioridades do governo, de acordo com as declarações dadas pelos gestores, é continuar reduzindo os custos na Esplanada dos Ministérios e nos órgãos públicos do Executivo Federal. Ainda no início do ano, o Ministério da Economia já havia informado a intenção de reduzir cerca de 21 mil cargos, comissões e funções gratificadas em todos os ministérios. E o fez, publicando um decreto extinguindo cargos nesta numeração.

(fonte: Estratégia Concursos)

Notícias Recentes