O maravilhoso Litoral Sul de Pernambuco

Foto: Diário de Pernambuco

Foto: Diário de Pernambuco

(fonte: Diário de Pernambuco)
.
Rio Formoso /// A pacata cidade, localizada às margens da PE-60, no Litoral Sul, é um excelente refúgio para quem quer passar alguns dias longe dos grandes centros urbanos. Ao andar pelas ruas do município, a impressão que se tem é de estar em uma típica cidadezinha do interior do estado, mas com um diferencial: a praia está a poucos minutos de distância.
 
Apesar de o município não ter contato direto com o mar, o rio que dá nome ao local e cruza boa parte do território oferece visuais e passeios incríveis pelos manguezais, um dos principais cartões-postais do município. A Praia da Pedra, única da cidade e fluvial, é um dos locais mais famosos da localidade, assim como o Reduto, na foz do Rio Formoso. Apesar de o banho não ser muito apropriado, devido à poluição, lá é possível ter uma visão esplêndida do encontro com o mar, no ponto que serve de limite entre Sirinhaém e Tamandaré.
Foto: Diário de Pernambuco

Foto: Diário de Pernambuco

No centro da cidade há diversas igrejas históricas, a exemplo da Igreja de São José (padroeiro), Nossa Senhora do Livramento e Nossa Senhora do Rosário. No entanto, elas não ficam abertas durante todo o dia, funcionando apenas nos horários de realização das missas. Para quem está de passagem para as praias do Litoral Sul uma parada obrigatória, se quiser fazer um lanche rápido, é o Rei das Coxinhas, que fica às margens da PE-60. Lá, pode-se comprar o típico queijo de manteiga.
Foto: Diário de Pernambuco

Foto: Diário de Pernambuco

Tamandaré /// Opções são o que não faltam para quem quer aproveitar o que a cidade tem a oferecer. Com uma ampla infraestrutura de hospedagem, gastronomia e serviços, Tamandaré é um dos destinos mais procurados pelos turistas. Águas limpas e calmas, visuais indescritíveis e a hospitalidade dos moradores são alguns dos principais cartões de visita da cidade. A Praia de Carneiros – considerada a 12ª mais bonita do mundo, em 2014, pelo site de viagens TripAdvisor – é um daqueles lugares que precisam entrar no roteiro de qualquer pessoa que vá à cidade.
 
De lá, é possível pegar um barco e fazer um agradável passeio pela região: além das praias de Tamandaré e Carneiros, os barcos desvendam as paisagens do Rio Formoso, possibilitando uma visão única dos manguezais que compõem toda aquela região. O passeio pelo Rio Ariquindá também é parada obrigatória.
Foto: Diário de Pernambuco

Foto: Diário de Pernambuco

Há uma completa infraestrutura de bares e restaurantes, assim como de hospedagem, com opções para todos os bolsos: de simples pousadas a hotéis luxuosos. Para quem quer passar apenas um dia, há vários restaurantes em Carneiros que operam no formato day use, onde a pessoa paga um valor determinado e tem direito a usar os atrativos oferecidos. Também é possível sair de Tamandaré com várias lembrancinhas que podem ser adquiridas no Centro de Artesanato instalado no centro do município. Por todos esses motivos, a cidade é ideal para famílias ou grupos de amigos que queiram explorar um pouco mais da Zona da Mata Sul pernambucana.
Foto: Diário de Pernambuco

Foto: Diário de Pernambuco

Sirinhaém /// Com pouco mais de 40 mil habitantes, o município está cravado na Zona da Mata Sul do estado e possui belezas de impressionar qualquer um. Seja em uma das quatro praias que fazem parte da faixa litorânea ou na região central, quem vai à cidade dificilmente sai com a impressão de não ter visto ou feito algo interessante. Belas praias, canaviais, manguezais, usinas de açúcar e antigos engenhos compõem a paisagem.
 
O passeio pelo Rio Sirinhaém é parada obrigatória. Os manguezais e os demais tipos de vegetação que margeiam o curso d’água estão completamente preservados e a impressão que se tem é de estar navegando em plena floresta. Devido à tranquilidade, as praias de Barra de Sirinhaém e de Guadalupe, as mais famosas do município, são procuradas por quem está em busca de um refúgio.
Foto: Diário de Pernambuco

Foto: Diário de Pernambuco

A Ilha de Santo Aleixo é um capítulo à parte. Localizada a pouco mais de dois quilômetros da Praia de Barra de Sirinhaém, o local é bastante procurado por amantes da pesca, praticantes de mergulho ou simplesmente por quem deseja descansar. Apesar de não ser um lugar voltado diretamente ao turismo (o local costuma receber grupos de estudantes locais ), a Usina Trapiche é um símbolo da tradição canavieira do município. Ao lado da usina, na vila de operários, há uma maria fumaça utilizada na década de 1930 para transportar o açúcar. O ateliê Jardim das Artes, sob o comando do artesão Nido, é outro lugar que vale a pena ser visitado.
Foto: Diário de Pernambuco

Foto: Diário de Pernambuco

Notícias Recentes