O trânsito de Surubim engarrafa, incomoda, acidenta e mata!

UTILIDADE PÚBLICA /// De acordo com informações divulgadas em maio do ano passado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, o Brasil registrou 47 mil mortes no trânsito em um ano, além de 400 mil pessoas acidentadas que ficaram com algum tipo de sequela.
 
Pegando gancho em outros dados recentes, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), as principais causas dos acidentes com mortes ocorridos em 2016 foram falta de atenção (30,8% dos óbitos registrados), velocidade incompatível (21,9%), ingestão de álcool (15,6%), desobediência à sinalização (10%), ultrapassagens indevidas (9,3%) e sono (6,7%).
 
Vale frisar que a cada 4 acidentes, em pelo menos 3 há envolvimento de motocicletas. Daí minha análise traz o enfoque para Surubim. Ontem, infelizmente, a irmã do prefeito de Vertente do Lério, Maria Sales, foi atropelada por uma moto na Avenida Oscar Loureiro e por ora encontra-se em estado grave num hospital do Recife. Em resumo, o problema de acidentes na Capital da Vaquejada é mais recorrente do que se imagina.

Foto: Lulu/Surubim News

Nossa cidade cresceu consideravelmente na última década, culminando no aumento exorbitante de veículos automotores. Que fica explícito no intenso tráfego registrado na Avenida São Sebastião e nas vias do Centro em horários de pico. O fato é que o problema transborda e medidas precisam ser tomadas.
 
Por exemplo, avanços na infraestrutura são importantes através de revitalização asfáltica, melhorias de calçadas e ruas, etc. Também é fundamental ações que proporcionem aumento da sinalização adequada, maior número de semáforos e faixas de pedestres, obstáculos para diminuição de velocidade, etc. Em complemento, investimentos na educação de condutores de veículos e pedestres, estimulando na população o dever da conscientização e fiscalização.
 
Porque a questão é deveras séria e precisa da cooperação de todos. Além, acima de tudo, da atenção redobrada das autoridades. Afinal de contas, o assunto é de cunho público e um dos mais propícios a adversidades atualmente. O caos proveniente de carros e motos, tão habitual nas metrópoles, aterrissou em Surubim de vez! Pra ficar?

Notícias Recentes