Polícia venezuelana encurrala piloto que se rebelou contra Maduro; operação tem mortos e detidos

(fonte: G1)
 
O ex-policial venezuelano Óscar Pérez, que em 2017 atacou prédios governamentais usando um helicóptero, está ferido e encurralado pelas forças especiais em seu esconderijo na periferia de Caracas, informou o piloto em redes sociais. Na operação, algumas pessoas foram mortas e outras detidas, segundo o governo.
 
“Estão disparando contra nós com lança-granadas e atiradores de elite. Dissemos que íamos nos entregar e não querem deixar que nos entreguemos, querem nos matar”, disse Pérez em um vídeo em que aparece com o rosto ensanguentado e na companhia de outros homens armados. Pérez, piloto e ator amador de 36 anos que deu toques de ficção à crise venezuelana, detalhou que foram cercados em uma estrada de El Junquito, a 25 quilômetros a noroeste de Caracas.
 
Jornalistas da AFP que tentavam chegar ao local, cujo acesso foi bloqueado pelas autoridades, viram passar um tanque do Exército, grupos de comandos especiais e ambulâncias. Autoridades da Venezuela asseguraram ter abatido alguns homens e capturado outros cinco, enquanto dois policiais morreram.
 
“Os integrantes desta célula terrorista que fizeram resistência armada foram abatidos e cinco criminosos foram capturados e detidos”, informou o ministério do Interior em comunicado, sem precisar se Pérez está entre os mortos ou detidos. O número dois do chavismo, Diosdado Cabello, com forte influência nos organismos de segurança e nas Forças Armadas do país, confirmou a operação em sua conta no Twitter.
 
“O terrorista Óscar Pérez atacou aqueles que o cercam, ferindo dois funcionários da FAES (Força de Ações Especiais da Polícia), os corpos de segurança responderam ao fogo”, escreveu Cabello. A ministra de Assuntos Penitenciários, Iris Varela, manifestou em sua conta do Twitter: “Que covarde, agora que está preso como um rato!”. “Onde está a coragem que teve para atacar unidades militares, matar e ferir oficiais, e roubar armas?”, lançou.

Notícias Recentes