Príncipe saudita chega a Buenos Aires para o G20

O príncipe saudita Mohammad bin Salman chegou na manhã desta quarta-feira (28) a Buenos Aires, onde participará da reunião do G20 nos próximos dias. Sua chegada acontece em meio a um furor internacional pelo assassinato do jornalista saudita Jamal Khashoggi e por um pedido da Human Rights Watch (HRW) de que a Argentina o investigue por crimes de guerra no Iêmen. Segundo a imprensa argentina, a Justiça do país deve decidir nesta quarta se vai investigá-lo.
 
A HRW pediu à Argentina que o investigue, já que a Constituição do país reconhece a jurisdição universal para crimes de guerra e tortura, o que significa que as autoridades judiciais podem investigar e processar estes crimes não importa onde tenham sido cometidos.
 
A mídia argentina afirma que a Justiça decidirá nesta quarta se vai investigar o príncipe. De acordo com o jornal “El Clarín”, o procurador federal Ramiro Gonzalez pedirá ao juiz federal Ariel Lijo que solicite informações ao Iêmen, Arábia Saudita e à Turquia sobre o assassinato do jornalista e outros fatos, antes de decidir se o caso é de competência da Justiça da Argentina. A reunião dos líderes do G20 começa na próxima sexta-feira.
 
(fonte: G1)

Notícias Recentes