Queda de popularidade de Bolsonaro pode complicar votações no Congresso

Segundo o Ibope, a avaliação positiva do governo de Jair Bolsonaro caiu 15 pontos percentuais em menos de três meses. Em janeiro 49% dos brasileiros consideravam a gestão recém-começada boa ou ótima; em março esse percentual foi para 34%. Por outro lado, o número de pessoas que acham o governo ruim ou péssimo subiu de 11% em janeiro para 24% em março.
 
Bolsonaro já é o presidente mais impopular em começo de primeiro mandato desde 1995. De acordo com o cientista político Antonio Lavareda, esses números podem ser explicados pelas frequentes polêmicas em que o político se envolve, como no caso do vídeo escatológico que tuitou durante o Carnaval. Para ele, se essa tendência de queda continuar, a relação com o Congresso pode se complicar. “Acredito que ele já esteja queimando capital político neste início de mandato”, disse em entrevista a ÉPOCA.
 
O que pode explicar a queda na aprovação de Bolsonaro?
 
Acredito que a percepção negativa das notícias sobre Bolsonaro. A discussão da reforma da Previdência desperta desaprovação também, além de declarações polêmicas e aquele tuíte do Carnaval. De acordo com pesquisa feita pela XP/Ipespe, 59% das pessoas acharam esse tuíte inadequado. Foram os desencontros na comunicação que motivaram essa queda.
 
Isso pode dificultar a aprovação da reforma da Previdência e outros projetos do governo?
 
Sendo bem objetivo, à medida que a aprovação cai, ele vê aumentadas as dificuldades de relacionamento com o Congresso, embora haja exceções. A impopularidade de Temer não fez o Congresso votar o afastamento dele. Mas vale lembrar que, de acordo com a XP/Ipespe, 54% ainda têm expectativas boas em relação ao governo.
 
Para driblar a impopularidade, Temer liberou emendas parlamentares e promoveu barganhas políticas. Na segunda-feira (11), Bolsonaro liberou R$ 1 bilhão em emendas. Usar expedientes da velha política pode ser prejudicial ao presidente?
 
Ele se elegeu prometendo uma mudança em relação ao PT. Se o governo for usar essa gramática, é preciso ter cuidado para não haver problemas. E acredito que ele já esteja queimando capital político nesse início de mandato.
 
Como o presidente poderia estancar essa tendência de queda?
 
As declarações polêmicas têm de ser evitadas. Além disso, a economia tem de demonstrar sinais de recuperação. À medida que houver um crescimento nos indicadores, como o PIB, e o mercado voltar a investir, a tendência de queda pode parar.
 
(fonte: Época)

Notícias Recentes