Rebeldes derrubam pontes perto de Idlib para se proteger de ofensiva do governo sírio

Grupos rebeldes da província síria de Idlib, no noroeste do país, destruíram na noite de quinta-feira (30) duas pontes em uma zona próxima ao último grande reduto insurgente em uma tentativa de se proteger no caso de uma ofensiva do regime.
 
A ONU teme uma catástrofe humanitária na região, que fica na fronteira com a Turquia. O confronto entre insurgentes e o governo pode ser a última batalha de envergadura na guerra que assola a Síria desde 2011 e que já deixou mais de 350 mil mortos e milhões de deslocados e refugiados.
 
As duas pontes, na província de Hama, vizinha de Idlib, ligavam os territórios insurgentes com as zonas governamentais, informou a ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).
 
O diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman, afirmou que facções islâmicas da Frente Nacional de Libertação (FNL), a principal coalizão rebelde de Idlib, foram responsáveis pela destruição das duas principais pontes de Sahl al-Ghab de Hama. Ainda restam outras duas, segundo ele.
 
Analistas acreditam que os territórios rebeldes de Sahl al-Ghab, entre as províncias de Hama e Idlib, poderiam ser um dos objetivos da eventual ofensiva do regime sírio e sua aliada Rússia.
 
O regime de Bashar al-Assad reúne, há algumas semanas, reforços nos arredores de Idlib, perto da fronteira com a Turquia, sobretudo perto de Sahl al-Ghab. “Os rebeldes observaram uma atividade intensa do lado do regime, com a chegada de tanques e blindados à região. Os grupos rebeldes fortalecem suas posições em previsão a uma operação militar”, destacou Abdel Rahman.
 
(fonte: G1)

Notícias Recentes