Saque funciona, Brasil dita ritmo e domina o Irã na estreia da Liga Mundial

(fonte: G1)
.
O primeiro passo foi firme, para marcar o início da caminhada no ano olímpico. Se do outro lado da rede havia um adversário cheio de ritmo e motivado pela recente classificação para os Jogos, era preciso atenção redobrada. Era preciso sacar bem parar tirar o passe da mão do talentoso levantador Marouf. O fundamento que vem sendo mais treinado pelo grupo foi uma das armas para vencer o Irã na estreia da Liga Mundial. Lucão e Lucarelli foram as outras. Nesta quinta-feira, na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico, o Brasil não cedeu um set sequer: 3 a 0 (25/19, 25/16 e 28/26).
Brasil comemora mais um ponto sobre o Irã (Foto: Divulgação/FIVB)

Brasil comemora mais um ponto sobre o Irã (Foto: Divulgação/FIVB)

O jogo
 
O Brasil pressionava, não permitia que o Irã tivesse tempo para pensar (5/1). Após a chamada dada pelo técnico Raul Lozano, os rivais encostavam (6/5). Até Lucão ir para o saque. A passagem dele por lá castigava a linha de passe. Se o levantador Marouf tinha seu trabalho complicado, a seleção aproveitava para fugir no placar. Os oito pontos seguidos (13/5), com ataques potentes de Lucarelli e Wallace. Bernardinho colocava William Arjona e Evandro no jogo. A equipe não perdia o ritmo e caminhava a passos largos para fechar o primeiro set. Esfriada mesmo só por conta da demora para a definição de um pedido de desafio. Na retomada, um bloqueio de Lucão dava a parcial para os anfitriões: 25/19.
 
A conversa durante o intervalo era intensa. Cada um querendo dar uma dica que pudesse fechar os espaços para os iranianos. Os visitantes tentavam equilibrar as ações. Um ace de Bruninho colocava o Brasil em vantagem. Lucarelli também conseguia o seu e o time fazia a diferença rodar na casa dos dois pontos. O Irã forçava o saque, mas Serginho dava conta do recado. Lá na frente, o triplo brasileiro subia e freava o contra-ataque. Bernardinho aplaudia (16/12). A variação de saque dificultava a vida de Marouf & Cia, que não escondiam os semblantes preocupados. As falhas se repetiam e o Brasil fazia 2 a 0 com um ataque de Lucarelli: 25/16.
 
O Irã se esforçava para levar a partida para o quarto set. O Brasil resistia bem à pressão, mostrava serenidade e voltava a desgarrar (18/15). Lozano balançava a cabeça. Bernardinho passava a fazer o mesmo na reta final da parcial. Mas Lucão tratava de acalmar o chefe (24/22). Desperdiçava logo em seguida a primeira chance de fechar o jogo com um saque para fora. As duas bobeadas no ataque permitiam a virada do Irã (25/24). Uma bola pelo meio deixava tudo igual. Bruninho ia para o serviço. Errava. Bernardinho pedia calma. Lucarelli provocava o novo empate (26/26). E jovem ponteiro ainda contava com a sorte, ao ver seu saque bater na fita e cair na quadra adversária. Faltava um pontinho. Lucarelli sacava forte de novo e assegurava o primeiro triunfo no torneio: 28/26.

Notícias Recentes