Surubim: chuvas geram enchente nunca antes vista no bairro Bela Vista

A população de Surubim viu nesta sexta-feira (19), um temporal de intensidade jamais registrada na sua história. Segundo o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Econômico do município, José Mariano Filho, a precipitação foi de 174,6 mm. A informação foi repassada ao gestor pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o maior acumulado de chuva em um dia na cidade, até então, foi 146,6 mm, em 14 de junho de 1966, portanto, há 54 anos.

Rua do bairro Bela Vista (Salgado) durante enchente decorrente das chuvas de ontem, 19 de junho. | Foto: Lulu/Surubim News

Um volume gigantesco de água como esse, em um curto espaço de tempo, causa danos em qualquer lugar. O bairro Bela Vista, que sofre toda vez que ocorrem enchentes na cidade, teve agora sua praça completamente destruída. Por baixo deste logradouro público, fica o canal que corta a comunidade. Na última “cheia”, ocorrida em março deste ano, a água inundou o local, mas não causou tantos prejuízos. Já na chuva de ontem, até uma imagem de Nossa Senhora que ficava no meio da praça foi derrubada pela força da correnteza. A enxurrada invadiu as casas localizadas às margens do córrego, repetindo uma cena que se vê sempre que o canal transborda. Também houve falta de energia elétrica.

Rua do bairro Bela Vista (Salgado) durante enchente decorrente das chuvas de ontem, 19 de junho. | Foto: Lulu/Surubim News

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Surubim informou que mesmo com a quantidade de chuva tendo chegado perto do triplo da enchente de março, nenhuma família do bairro ficou desalojada. A pasta credita a redução dos danos, a uma intervenção feita pela Prefeitura em uma área que antes represava a água na praça da localidade.
 
(fonte: Correio do Agreste)

Notícias Recentes