Tragédia em Minas: da lama ao caos, do caos à lama!

A seguir, um resumo da tragédia (anunciada), envolvendo o rompimento de uma barragem localizada na região metropolitana de Belo Horizonte:

Bombeiros carregam corpo resgatado em Brumadinho — Foto: Douglas Magno / AFP

As informações oficiais (por ora) indicam que o rompimento ocorreu no início da tarde de ontem, 25 de janeiro, na Mina de Feijão, em Brumadinho; deixando um mar de lama e casas destruídas. Durante o momento do rompimento da barragem, haviam empregados da Vale no local atingido.

Vista aérea mostra bombeiros trabalhando em lama após rompimento de barragem em Brumadinho — Foto: Douglas Magno/ AFP

Há 11 pessoas mortas oficialmente e 299 desaparecidos, segundo os bombeiros. Os trabalhos de resgates devem durar semanas. A primeira vítima identificada é a médica, Marcelle Porto Cangussu.

Moradores perto da lama que vazou da barragem em Brumadinho — Foto: Reuters/Washington Alves

Até o momento, 21 pessoas seguem internadas e 279 foram resgatadas vivas. Corpo de Bombeiros e Defesa Civil estão no local, com helicópteros resgatando pessoas ilhadas em vários pontos. Pelo menos 6 prefeituras, emitiram alertas para a população se manter distante do leito do Rio Paraopeba, porque o nível dele pode subir.

Bolsonaro e o ministro Fernando Azevedo e Silva durante sobrevoo da área atingida por rompimento da barragem em Brumadinho — Foto: Dviulgação/Presidência da República

A rodovia estadual que leva a Brumadinho está fechada e o Governo montou um gabinete de crise; Bolsonaro sobrevoou o local e pretende tomar medidas tanto para ajudar os prejudicados quanto para punir os culpados.

Moradores do Parque da Cachoeira, em Brumadinho (MG) observam passagem de helicóptero. (Foto: Mauro Pimentel/AFP)

Notícias Recentes