Trump diz que abordará comércio e imigração em seu primeiro discurso do Estado da União

(fonte: G1)
 
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (29) que abordará a proposta de revisão da imigração em seu primeiro discurso do Estado da União, que será realizado nesta terça-feira no Congresso americano, e buscará apoio dos democratas para isso.
 
O discurso está marcado para começar às 21h10 locais desta terça (0h10 de quarta-feira em Brasília).
 
“Espero que (o discurso) seja bom, trabalhamos muito duro nele”, disse Trump aos jornalistas, após cerimônia de juramento do novo secretário de Saúde e Serviços Humanos, Alex Azar. “É um grande discurso, um discurso importante, falaremos sobre imigração. Durante muitos, muitos anos, os políticos falaram sobre imigração e nunca conseguiram nada”, ressaltou o presidente.
 
Trump afirmou que sua revisão de imigração terá que ser bipartidária “porque os republicanos realmente não têm os votos para fazê-lo de qualquer outra forma”“Esperamos que os democratas se unam a nós, ou que alguns deles se unam, para que possamos fazer algo grande quanto ao Daca (programa de Ação Diferida para os Chegados na Infância) e à imigração”, indicou Trump. O programa será encerrado em março, por ordem de Trump.
 
O presidente propôs na semana passada uma reforma migratória que permitiria que 1,8 milhão de imigrantes sem documentos que chegaram aos EUA como crianças tivessem acesso à cidadania americana. Em troca, quer US$ 25 bilhões para construir o muro na fronteira com o México. No entanto, a proposta recebeu uma resposta fria entre os democratas. Não está claro se as partes chegarão a um acordo antes de 8 de fevereiro, quando expira o orçamento provisório do governo. 
 
Trump também disse que o discurso irá abranger seus esforços para reduzir as barreiras comerciais em todo o mundo para as exportações norte-americanas. “Temos de ter um comércio recíproco. Não é mais um acordo de uma mão”, disse. A expectativa é que o presidente também fale sobre sua proposta de investimento em infraestruturas e sobre alguns dos desafios internacionais enfrentados pelo país.

Notícias Recentes