Usina: muito espaço, pouco aproveitamento

Fachada lateral da Usina de Surubim | Foto: ilustração

Fachada lateral da Usina de Surubim | Foto: ilustração

OPINIÃO ///

Poderia ser um pátio das feiras. Poderia ser um ambiente revitalizado, uma espécie de “Surubim Antigo”, com setores para salas de artesanato, cultura popular e bares temáticos. Poderia ser aberto para a construção de ruas que facilitariam o andamento do trânsito (caótico) no centro da cidade. Poderia ser um pouquinho de tudo que já citei e mais algumas sugestões. Mas é “só” um gigantesco terreno privado – de alguém muito rico que pouco se importa –, que estagna o crescimento do município.

Não sei se é cabível de indenização, talvez o valor seja muito alto a pagar. O fato é que nasci, cresci e estou envelhecendo sem ver absolutamente nada ser construído na famosa Usina. É muito espaço para pouco uso, diacho! Por que então as autoridades cabíveis não buscam meios ou acordos beneficentes para ambas as partes? Sinceramente, não sei, não estou engajado o suficiente para opinar acerca.

Porém, que a necessidade de utilizar a área produtivamente é imediata, não resta dúvidas. Afinal, numa cidade de crescimento desordenado e desproporcional, toda “válvula de escape” é bem-vinda. E as intermediações da Usina têm potencial para sanar muitos problemas, melhorando o fluxo e a estética da cidade, sem tanto descampamento e desperdício. Bem, é esperar para ver e continuar vislumbrando mudanças, sigo fazendo figa.

Notícias Recentes