Vegetais são bons, mas carnes são melhores!

Ter uma alimentação 100% vegetariana e saudável é caro. Pobre não tem condições. Um pai de família de classe aquisitiva baixa compra um pedaço de ossobuco por R$ 7,00 e com isso faz uma sopa e supre sua família com nutrientes. Dificilmente você vê um vegano com aspecto saudável. Quase todos tem aspecto debilitado. Pegue-se os indianos. A maioria dos hindus são veganos. Eles parecem zumbis, têm aspecto frágil, doentio. Mesmo os das castas mais altas. A Índia tem mais de 1 bilhão de habitantes e não se destaca em esporte nenhum. Você nunca vai ver um lutador indiano-hindu.

Outro detalhe: 90% dos desmatamentos são feitos para ampliação de plantações. Isso sim causa desequilíbrio ambiental, extinção de espécies, uma verdadeira desgraceira, etc. Gado geralmente é criado em áreas onde a agricultura é inviável, em áreas de pastos e descampados. De certa forma, quem come soja está destruindo a Amazônia e extinguindo centenas de espécies. Não tem moral nenhuma para falar de quem come carne.

Se fôssemos vegetarianos, nossos ancestrais não teriam evoluído para seres humanos.

Se fôssemos vegetarianos, nossos ancestrais não teriam evoluído para seres humanos.

Outra, a atividade agrícola sempre causou mais desgraça que a pecuária. Isso desde a Mesopotâmia, quando destruíram o Crescente Fértil que hoje é um deserto infértil e estéril; assim como as margens do Nilo no Egito. Reiterando, a pecuária (caprina, ovina ou mesmo bovina) é ecologicamente muito mais sustentável que a agricultura, pois praticamente não exige desmatamento.

Bem, existem 8 aminoácidos essenciais. A maior fonte desses aminoácidos é animal. Tem outras fontes vegetais, mas em quantidades muito menores e mais caras que as animais. A leucina, por exemplo, é de origem animal praticamente. É possível, porém, muito difícil, caro e trabalhoso se suprir desses aminoácidos (com exceção da leucina) sendo vegetariano. Resumindo: somos onívoros e pelos motivos já citados no texto, entre outros, presume-se que uma alimentação composta também por carne é o melhor caminho.

Abaixo um trecho de um artigo da Super Interessante por Manuela Aquino:

Fôssemos vegetarianos? Se nossos ancestrais não tivessem um dia preferido o bife a alface você não estaria lendo esta revista. Aliás, a revista nem existiria, porque ainda seríamos macacos. Foi o aumento no consumo de gordura e proteína animal, ocorrido há 2 milhões de anos, que possibilitou o crescimento do nosso cérebro poderoso até chegar ao tamanho atual, segundo Rui Murrieta, professor de antropologia biológica da Universidade de São Paulo. O cérebro humano consome um quinto da energia que ingerimos diariamente. Sem carne, que é uma fonte rica e instantânea de calorias, não conseguiríamos alimentar esse órgão gastão.

Notícias Recentes