11 de Setembro: a educação cívica contra a imbecilidade crítica!

Palco do Desfile Cívico de Surubim em 2016. | Foto: Surubim News

Palco do Desfile Cívico de Surubim em 2016. | Foto: Surubim News

OPINIÃO ///
Aquele que por questões eleitorais está condenando o novo percurso do desfile de emancipação é réu confesso. Não pretendia respeitar a solenidade, mas sim fazer campanha política no dia do aniversário de Surubim. Desrespeitando o civismo a torto e a direito! Afinal, em período de pleito, o prefeito está proibido de se manifestar em inaugurações e eventos de cunho público. À vista disso, assim como aconteceu na Missa do Vaqueiro, Túlio Vieira não vai subir no palco no dia 11 de Setembro.
 
Mas o fato é que pessoas ligadas à oposição, frequentadoras de um comitê cheio de irregularidades e problemas com a Justiça, sentiram-se incomodadas. Afinal, queriam aproveitar o momento para transformar “o camarote Skol” de Ana Célia num ambiente politiqueiro, pra ofuscar o brio do desfile das escolas e bandas marciais (que por ali pudessem passar). Isto é, ninguém está proibido de caminhar pelas ruas, exibindo algo que denote um posicionamento político. Mas utilizar uma solenidade isenta pra tirar proveito partidário é feio demais.
 
Ainda existem outros detalhes, por exemplo: o posicionamento do palco em 2016, ao lado da Prefeitura Municipal, atende a alguns detalhes do Regulamento de Continências, Honras, Sinais de Respeito e Cerimonial Militar das Forças Armadas. Que estavam sendo desrespeitados em anos anteriores. Por fim, tendo menor percurso, o Desfile Cívico de Surubim automaticamente diminui o desgaste dos estudantes, principalmente das crianças, num eventual dia ensolarado. Focando-se em valorizar o que realmente importa. O conforto dos envolvidos e a história do município!

Notícias Recentes