Região Metropolitana do Recife soma mais de 500 assaltos a ônibus em 2017

Somente nas últimas 24h foram registradas 19 investidas.

Somente nas últimas 24h foram registradas 19 investidas.

(fonte: Diário de Pernambuco)
.
O mês de fevereiro nem chegou ao fim e o Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco já soma mais de 500 assaltos a ônibus na Região Metropolitana do Recife em 2017. No total, foram 513 no acumulado de 1º de janeiro até esta quarta-feira (15), uma média de 11,4 por dia. Somente nas últimas 24h foram 19 investidas, resultado em 168 assaltos ao longo do mês. “Em relação ao ano passado, sem sombra de dúvidas 2017 extrapolou tudo. Em 2016 foram 175 assaltos a ônibus em janeiro contra 345 este ano, um aumento de 97,2%. Todo o mês de fevereiro do ano passado somou 75 casos em 2017, enquanto até o dia 13 já temos quase o dobro”, analisou Genildo Pereira, assistente de comunicação do sindicato.
 
Como adiantado pelo Diário, a categoria pode parar durante o período de carnaval caso não haja segurança reforçada para os coletivos. A decisão, no entanto, terá que ser votada em assembleia a ser realizada na semana que antecede a festa, caso o governo do estado não sinalize com medidas de combate à violência a serem adotadas. “Estamos aguardando o posicionamento do governo para mostrar o esquema de segurança no carnaval. Enviamos um ofício no dia 27 de janeiro e esperamos a resposta. Caso isso não ocorra, podemos definir uma paralisação baseada no direito de recusa do trabalhador diante dos riscos à sua integridade física, prevista no artigo sete da Constituição Federal e na CLT. É preciso tomar medidas de segurança, reforçar o policiamento nas ruas e nos focos do carnaval por onde passam os coletivos. No domingo retrasado, uma cobradora foi apedrejada quando o ônibus passava por uma prévia em Olinda”, explicou Benilson Custódio, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários do Estado de Pernambuco.
 
No dia nove de fevereiro passado, a PE-05, no bairro da Caxangá, foi palco de mais uma tragédia protagonizada pelos constantes assaltos a ônibus registrados na Região Metropolitana do Recife (RMR). Durante a investida de dois criminosos, um policial militar à paisana reagiu. Na troca de tiros, os suspeitos e um passageiro foram baleados. José Charles Vicente de Lima, o usuário, foi atingido no pescoço e morreu no Hospital da Restauração, no bairro do Derby. Um dos assaltantes, mesmo baleado, tentou fugir e foi cercado e espancado pela população. O crime aconteceu na linha 2402 – Parque Capibaribe/Caxangá, próximo a Estação Areinha, nos limites entre Recife e Camaragibe, às 16h30.

Notícias Recentes