Volta às aulas devolve 250 mil veículos nesta quarta ao trânsito do Recife

Cerca de 250 mil veículos retornam às ruas do Recife a partir desta quarta-feira (1º). Com a volta às aulas da rede particular de ensino, segundo a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), a frota circulando nas vias da capital pernambucana nos horários de pico chegará a aproximadamente um milhão de automóveis. Para ajudar na organização do tráfego, a CTTU deu início à Operação Volta às Aulas, que posicionará 80 agentes e orientadores de trânsito para realizar o monitoramento e a fiscalização.
 
As recentes alterações em corredores de acesso para escolas da Zona Norte terão sua “prova de fogo” nesta quarta de manhã. Os orientadores estarão alocados em pontos estratégicos da Cidade durante os dez primeiros dias de retorno às aulas. O trabalho contemplará as avenidas Rui Barbosa, João de Barros, Norte, Conselheiro Aguiar, Visconde de Jequitinhonha e Doutor José Rufino e as ruas do Paissandu e Dom Bosco.Além disso, a Trupe da CTTU também realizará atividades educativas em vias e escolas. Estudantes prometem “madrugar” para garantir a pontualidade nas escolas.
 
É o caso de Júlio César Martins, residente em um condomínio na avenida Norte, uma das principais vias do Recife. O aluno se planejou para antecipar a rotina em uma hora nesta quarta-feira e garantir um deslocamento tranquilo. “Moro perto, é uma via direta, mas, por causa do trânsito, tenho que sair pelo menos uma hora mais cedo para conseguir chegar no horário. Porque o trajeto que eu faria em 15 minutos provavelmente durará mais de 40”, avaliou. Com a retomada das aulas nas escolas privadas do Grande Recife, segundo informações da CTTU, a frota de veículos nas ruas da cidade tem um aumento médio de 20% a 25%.
 
Os dados têm como base as contagens feitas pelos equipamentos eletrônicos implantados nos principais corredores de trânsito. Esse aumento da frota circulante é um dos principais fatores que ocasionam as retenções no trânsito da capital pernambucana. Com o intuito de amenizar as retenções e melhorar a mobilidade da Cidade, a Prefeitura do Recife afirma que tem realizado alterações em diversas vias consideradas pontos de retenções. De acordo com motoristas que transitam pelo local, as possíveis melhorias só poderão ser observadas a partir do momento em que o trânsito da Cidade esteja “completo”.
 
“Acredito que essas mudanças podem melhorar sim, mas como o transito é muito pior na época das aulas só poderemos ter certeza quando colocarmos na prática”, afirmou o taxista Agenor Ambrósio. Como medida voltada à comunidade escolar, para otimizar o trânsito em torno das escolas, a CTTU informou que irá pôr em prática a partir de hoje uma nova ação de sinalização das vias do entorno de instituições de ensino.
 
A medida valerá para os dias letivos (segunda a sexta) das 6h às 18h e tem como objetivo evitar a retenção do fluxo de veículos nos horários de entrada e saída das aulas, melhorando a mobilidade. A CTTU reitera “que o condutor que realizar parada ou estacionamento irregular fora das áreas permitidas estará passível de notificação”.
 
(fonte: Folha PE)

Notícias Recentes