“Garapa” retrata a fome no Nordeste

A notícia foi publicada originalmente em 2012. Mas o documentário abrange a fome e a seca no Nordeste, portanto, é sempre pertinente; engloba o (nosso) povo desprovido de muitos benefícios mínimos. Vale conferir a matéria e principalmente o vídeo na íntegra, que retrata uma realidade provavelmente bem distinta da sua (leitor).

Texto: G1 ///

O documentário “Garapa” é a primeira obra realizada por José Padilha (diretor de Tropa de Elite) após o mega-sucesso do filme policial brasileiro. O cineasta foi ao nordeste documentar a seca e a fome consequente da miserável paisagem. Acompanhando a vida de três famílias famintas no estado do Ceará, Padilha fez de um dos mais dolorosos filmes, cuja dureza ainda foi um tanto amenizada pela fotografia em preto e branco.

Durante quatro semanas, o diretor e sua pequena equipe registraram o cotidiano das famílias e especialmente de suas crianças q. A garapa, uma mistura de água com açúcar, é aquecida e dada como alimento, muitas vezes o único, durante dias de inanição e seca.

Crianças que sofrem com a fome são retratadas no documentário | Foto: Divulgação

Crianças que sofrem com a fome são retratadas no documentário | Foto: Divulgação

Enganar o estômago e dar energias aos que estão em fase de desenvolvimento, reflete a aspereza com que Padilha enfrenta a realidade cruel com sua câmera. Em entrevista concedida na época do Festival de Berlim, ele disse que “Garapa” se tratava do retrato da fome sem ‘filtro intelectual’. “A questão é que isso não resolve o problema. Essas crianças crescem sem condições de aprender ou disputar espaço no mercado de trabalho”, assinalou.

O programa do governo Federal de erradicação da miséria, o Fome Zero também tem espaço no filme. Apenas uma das famílias entrevistadas recebem o benefício, cerca de 50 reais por mês. A voz de Padilha surge em off para questionar como é usado o recurso ínfimo. A verdade é que “Garapa” é uma das produções mais violentas e incômodas que o cinema brasileiro já produziu – isso sem derramar uma gota de sangue.

A miséria retratada no filme é a mesma que atinge mais de 10 milhões de brasileiros, de acordo com as estatísticas e estudos do Governo Federal. E Padilha buscou alinhavar realidades ao fazer um retrato simples, com o mínimo de alegorias e informações que fossem além da história das famílias. Em meio a mais de 45 horas de material filmado, ele entregou um documentário que precisa ser visto e pensado pelos que almejam um país menos desigual.

[youtube width=500 height=320]TMQYx546Zb8[/youtube]

Notícias Recentes