Inaugurado o novo Posto de Saúde de Furnas

(fonte: Prefeitura Municipal)
.
Foi inaugurada na noite deste domingo (24), a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do Sítio Furnas, na zona rural do município. O prédio tem o mesmo modelo dos que foram construídos nas localidades de Baraúnas e Lério de Baixo. A estrutura é composta por mais de 20 ambientes, entres eles consultórios, salas de vacinação, inalação, gerência, observação, reunião, almoxarifado, expurgo, farmácia, rouparia, copa, área de serviço e sanitários adaptados para pessoas com deficiência. O local conta ainda com mobiliário novo e conexão com a internet, o que facilitará o trabalho dos profissionais. Há 10 anos, o Programa Saúde da Família (PSF) foi instalado na comunidade, mas sempre funcionou em um imóvel alugado.
Túlio Vieira inaugurando a UBS do Sítio Furnas | Fonte: Divulgação

Túlio Vieira inaugurando a UBS do Sítio Furnas | Fonte: Divulgação

“A construção de um posto de saúde era um anseio antigo da população de Furnas. Com essa obra, a Prefeitura também amplia os serviços para os moradores, como o atendimento com dentista. Outra melhoria importante é a sala de observação. Muitas pessoas com crise de asma, por exemplo, antes tinham que se deslocar para Surubim, mas agora com essa nova estrutura podem ser atendidas aqui na localidade mesmo. É um PSF moderno que vai oferecer também mais conforto para a equipe que nele trabalha e para os pacientes”, afirmou o prefeito durante a solenidade.
 
Já o secretário de Saúde, Izaldo Andrade, destacou os investimentos na área desde o início da gestão. “Quando assumimos, dos 20 postos apenas oito tinham médicos, agora todos eles têm. Aumentamos também o número de gabinetes odontológicos de 16 para 19. Foram construídas três novas unidades básicas de saúde. A quarta, no mesmo padrão desta, já teve as obras iniciadas no bairro Bela Vista. É um compromisso da prefeitura oferecer serviços de qualidade à população”, afirmou.
UBS do Sítio Furnas | Fonte: Divulgação

UBS do Sítio Furnas | Fonte: Divulgação

Nascido em Furnas, o agricultor Severino Urbano da Silva, de 57 anos, lembrou que a última obra pública da localidade, foi construída há mais de 40 anos. “Na época, o prefeito era Monsenhor Ferreira Lima, que construiu uma escola. Agora além desse posto de saúde, também está quase pronta uma quadra coberta”, disse. O pai dele, Artur Urbano da Silva, foi homenageado na inauguração, dando nome ao prédio da UBS.
 
A cerimônia contou com a participação de diversas autoridades, entre elas, o deputado federal Ricardo Teobaldo, o deputado estadual Ricardo Costa, os vereadores Salatiel Lima, Dr. Vavá e Josafá Vasconcelos, além do prefeito de Vertente do Lério, Daniel Almeida. O evento foi encerrado com o show da banda Capim com Mel. De acordo com a Secretaria de Saúde, o projeto da nova UBS teve um investimento de R$ 500.286,80, através de convênio firmado entre a Prefeitura de Surubim e o Ministério da Saúde. O terreno onde está construído o prédio foi adquirido com recursos próprios. Além dos habitantes da própria localidade, o posto atenderá a população de comunidades vizinhas como Macacos, Cajá de Tatus e Bandinha, totalizando 516 famílias.

Notícias Recentes