Abastecimento de água segue suspenso em Surubim, Casinhas e Salgadinho por causa de novos reparos no Sistema Jucazinho

No último domingo (15), a Compesa
finalizou os serviços de manutenção no Tramo-Norte do Sistema Jucazinho. Após o término dos trabalhos, foi registrado um vazamento em trecho de adutora de grande porte, de 600 mm e, também, o rompimento da estrutura de concreto armado que dá sustentação à tubulação.
 
Devido às ocorrências, o sistema foi novamente desligado para execução dos serviços de reparo, que são de alta complexidade. Os municípios de Surubim, Casinhas e Salgadinho estão com o abastecimento suspenso.
 
De acordo com a Compesa, será preciso reconstruir os trechos danificados: escavações, instalação de novas tubulações em aço e ferro fundido, além da aplicação de concreto, a fim de proporcionar mais resistência à pressão na tubulação de grande porte. “Será necessário refazer todo um trecho da estação elevatória (sistema de bombeamento), que exige mão de obra especializada e é um serviço de alta complexidade, com pressões extremamente elevadas”, informou o gerente de Unidade de Negócio da Companhia, Antônio Freire.
 
A previsão é que as ações de escavação e instalação das tubulações sejam finalizadas nesta quarta-feira (18). Na sequência, será iniciada a aplicação de concreto de alta resistência. Como é necessário aguardar o prazo da cura do concreto (secagem do cimento), o sistema só poderá ter a operação retomada até a próxima segunda-feira (23), quando será iniciado o processo de distribuição de água para as cidades afetadas.
 
(Fonte: Assessoria da Compesa)

Notícias Recentes