Agora é a vez dela!

Um domingo de sol quente, um salão cheio de expectativas, uma mesa cheia de (velhas) novidades: assim foi o pontapé inicial na pré-campanha do PSB em Surubim. Nem o sol forte que fez nesse domingo impediu que a fiel militância do PSB comparecesse em peso à Agenda 40 (como é intitulado o movimento de preparação para as campanhas eleitorais do partido), que aconteceu no salão do BNB.

Entre os presentes muitas caras conhecidas, aquelas que não conseguem esconder a dor das derrotas já sofridas, mas que voltam com forças renovadas para mais uma disputa; e também figuras novas no cenário – ao menos desse lado de cá, que trazem novo ânimo e a promessa de renovação, mas arrastam as correntes de uma rivalidade tão recente. Sim, ela estava lá. Ainda que num dia festivo, ainda que numa visível relação de entrosamento e respeito, não tinha como não pensar na aliança que ali se celebrara.

Ana Célia discursando na Agenda 40 no BNB | Foto: Divulgação

Ana Célia discursando na Agenda 40 no BNB | Foto: Divulgação

Os adversários políticos de outrora estavam ali, juntos, no mesmo palco, no mesmo projeto, na mesma sigla, e não houve um presente que não tenha estranhado, pensado ou se questionado a respeito em algum momento. Estava no ar… E foi a deixa para a fala (pertinente, diga-se de passagem) do Dr. Flávio. Como se conseguisse ler os pensamentos inquietos, respondeu aos questionamentos não verbalizados – ao menos não ali: resgatando a polaridade política por vezes existente, apesar da reconhecida relação e do alinhamento ideológico, entre Lula e Eduardo Campos (e, em sua época, Miguel Arraes), o ex-prefeito argumentou que mudar o caminho, mas manter o destino é também um ato de coerência. Foi o suficiente. Explicou, acalmou, diluiu.

Foi como se a partir daquele momento todos estivessem prontos pra ressignificar e começar a nova caminhada. E falou-se em respeito, em experiência, em novo projeto, em desenvolver, em cuidar das pessoas, em gestão por resultados – uma nova história já estava sendo escrita ali, com os antigos, os novos, os que ficaram, os que chegaram, os que voltaram.

Nova, pois apesar das velhas figuras, daqui e de lá, o jovem Guilherme evoca o novo, o que há por vir; timidamente dá o tom, e traz da juventude a coragem, numa fala pensada, mas não menos confiante. E traz a renovação necessária pra Ana Célia, que num ano particularmente simbólico, quando se aposentou como Assistente Social e comemora 30 anos de militância política pelo PSB, ganha novo fôlego para cumprir sua missão.

Num discurso emocionado – e emocionante –, Ana Célia fez um passeio pela história política de Surubim, por onde passa também a sua própria história, para refirmar seu compromisso com o povo através de um projeto que não é só seu, mas de seus companheiros de partido, de sua família, de sua militância e seu eleitorado fiel. Num domingo de sol quente, um salão cheio de expectativas, uma mesa cheia de (velhas) novidades, soam como o cenário perfeito para uma história cujo final todos conhecem bem… Mas Ana Célia parece fazer dessa uma costura não apenas política, mas ideológica, simbólica e renovada, cheia de significado e significância. Agora é a vez dela!

Notícias Recentes