Aniversariante do dia 29 de fevereiro explica como comemora a data; entenda o ano bissexto

Assim como a Copa do Mundo, as Olimpíadas e as eleições, o ano bissexto também acontece de quatro em quatro anos.

E com isso, acrescenta-se mais um dia ao mês de fevereiro. Em vez de terminar no dia 28, ele termina no dia 29; de 365 dias, o ano passa a ter 366 dias.

O dia extra foi adotado em 45 a.C. em Roma, na Itália, pelo imperador Júlio César. O astrônomo alexandrino Sosígenes desenvolveu um calendário que fosse mais preciso com tempo de translação da Terra.

Ao comprovar que, ao todo são 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 56 segundos, o dia a mais foi acrescentado a cada quatro anos para compensar os anos que não fossem bissexto.

A médica dermatologista, Carolina Coelho, 42 anos, é uma das pessoas que nasceram no dia 29 de fevereiro.

O fato se tornou algo que ela leva com humor e ressalta que acha legal saber e contar a história para as pessoas.

“Nos anos que não tem 29, fui registrada no dia 28. Você não pode registrar quem nasce dia 29 no dia 29, nos anos que não são bissextos. Deve-se registrar dia 28 ou dia 1º de março, e meu pai falou: ‘ah, você nasceu em fevereiro, então vou registrar em fevereiro’. E aí foi registrado dia 28, dia em que, normalmente, eu comemoro o meu aniversário”.

Carolina ainda diz que este ano, vai comemorar no dia 29.

“O lado positivo é que todo mundo lembra de você, porque a maioria não conhece ninguém que tenha nascido no dia 29 de fevereiro ou nem sabe que era do ano bissexto, e aí vem a explicação. Mas é bom, porque todo mundo lembra, quando é dia 29 todo mundo liga pra dar parabéns e aí passa uns três dias dando parabéns, porque eles dão no dia 28, no dia 29, no dia 1°, mas é bem legal. Eu acho ótimo porque é diferente”, afirma.

(Fonte: Diario de Pernambuco)

Notícias Recentes