Após dizer que mãe teve filho com deficiência por “castigo de Deus”, vereadora de Arcoverde renuncia ao mandato

Após dizer que uma mãe teve um filho com deficiência por “castigo de Deus”, a vereadora Zirleide Monteiro (PTB) anunciou, nesta sexta-feira (10), que vai renunciar ao mandato na Câmara de Vereadores de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco. A decisão foi divulgada no mesmo dia em que uma comissão da Casa deu parecer favorável a denúncias que pediam a cassação da parlamentar.
 
“Meus amigos e amigas, nesses últimos dias, refletimos por cada momento vivido em face aos acontecimentos, pelos quais já nos retratamos publicamente […]. Nos últimos sete anos, utilizamos nosso mandato sempre a favor da população, dos mais necessitados, com dezenas de projetos de lei voltados a deficientes, mulheres, LGBTQIAP+ e mais minorias, com a consciência tranquila de que cumprimos nosso papel em favor do povo. Quero comunicar a cada um de vocês meu afastamento: estou encaminhando à Câmara de Vereadores ofício com a renúncia ao meu mandato. Agradeço desde já a todos os eleitores, amigos e familiares, que nos confiaram duas vezes essas oportunidade. Vamos seguir em frente, sempre com Arcoverde no coração. Obrigada”, afirmou Zirleide em vídeo que está circulando nas redes sociais.
 
Relembre o caso
 
A declaração de Zirleide em sessão plenária, no dia 30 de outubro, repercutiu nacionalmente.
 
“Não preciso citar o nome da cidadã, que o castigo de Deus ele dá aqui em vida. Quando ela veio com um filho deficiente, é porque ela tinha alguma conta a pagar com aquele lá de cima. Ela já veio para sofrer”, disse a vereadora na ocasião, referindo-se a uma assistente social com quem tem desavença política.
 
Em vídeo publicado nas redes sociais, a assistente social Luzia Damasceli disse que a fala atingiu todas as mães e pais de filhos deficientes.
 
“Ela deveria estar lutando e apresentando projetos em benefício da comunidade, mas resolveu perder seu tempo para tentar humilhar a mãe de um deficiente. Eu tenho parazer de ser mãe de um filho maravilhoso, especial. Você não citou meu nome, mas as características dão a entender que foi para mim. Meu filho me ensinou a ser mãe, uma carrega a responsabilidade de um pai também. Meu filho é motivo de orgulho. Agradeço a Deus por essa benção na minha vida. Você é quem tem que ter cuidado com os castigos de Deus”, afirmou.
 
“Nada justifica a sua fala. Você atingiu todas as mães e pais que têm filhos especiais. Ainda bem que meu filho foi educado por uma grande mãe. E eu o preparei meu filho para se defender de pessoas como você, preconceituosas”, acrescentou.
 
Em nota à imprensa, Zirleide afirmou que a fala foi “movida por agressões, mentiras e ofensas” e pediu desculpas.
 
(Fonte: Diario de Pernambuco)

Notícias Recentes