Aqui jaz um grande advogado de Surubim: 35 anos do assassinato de Evandro Cavalcanti

No dia 21 de fevereiro de 1987, 35 anos atrás, o advogado Evandro Cavalcanti foi assassinado com oito tiros de revólver, numa manhã de sábado na Avenida Oscar Loureiro, Cabaceira, quando seguia com a esposa e uma das filhas para uma reunião no Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
 
Na época, ele tinha 38 anos e lutava pela desapropriação de terras em prol de posseiros na zona rural de Casinhas. Eis a motivação do crime encomendado por fazendeiros incomodados com a defesa de reforma agrária por parte do bacharel.
 
A morte de Evandro Cavalcanti gerou comoção geral em Surubim afora, com protestos clamando por justiça e muitas homenagens póstumas. Todavia, o legado do mártir, assim como o de outros ícones do nosso município, nunca teve o devido reconhecimento por parte das autoridades cabíveis.
 
À vista disso, o advogado, @dralexfernando.s, encaminhou à Câmara Municipal, requerimentos que sugerem a criação de uma medalha de reconhecimento e mérito em seu nome. Assim como a instalação de um busto com placa – onde hoje se encontra uma (mixuruca) cruz –, contando a sua importante trajetória. O que, convenhamos, é deveras pontual há tempos!

Notícias Recentes