Ataques americanos contra ao al-Shabab deixam mortos na Somália

Forças norte-americanas lançaram seis ataques aéreos contra o grupo terrorista al-Shabab, na Somália. Sessenta e dois extremistas morreram, de acordo com balanço divulgado pelos EUA nesta segunda-feira (17). Entre as vítimas não há civis.
 
Os ataques aconteceram no sábado (15) e no domingo (16) em Gandarshe, que fica ao sul da capital, Mogadíscio. A ação, combinada com o governo da Somália, teve como objetivo impedir que que o grupo use áreas remotas como refúgio para planejar e coordenar futuras ações.
 
Al-Shabab, que significa ‘A Juventude’ em árabe, tem ligações com a Al-Qaeda. O grupo chegou a controlar parte da Somália, mas foi expulso das principais cidades que dominava no sul e no centro do país. Nas áreas sobre seu controle, impôs uma versão rígida da sharia (lei islâmica), que inclui desde o apedrejamento até a morte das mulheres acusadas de adultério, passando pelo amputamento dos acusados de roubo.
 
Al-Shabab significa ‘A Juventude’ em árabe. O grupo surgiu como uma ala radical da hoje extinta União das Cortes Islâmica da Somália em 2006, enquanto combatia forças etíopes que invadiram o país para apoiar o fraco governo interino.
 
(fonte: G1)

Notícias Recentes