Começa patrulhamento nos grandes corredores do Recife e região metropolitana

No fim da tarde desta terça-feira (4), 510 policiais militares recém-formados foram lançados nas ruas do Recife e região metropolitana para dar início à Operação Força Ostensiva de Recobrimento Tático Extraordinário (Forte). Segundo a Secretaria estadual de Defesa Social (SDS-PE), o objetivo dessa ação é intensificar o patrulhamento em locais com maiores índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) e de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs). O diferencial da Operação Forte, ainda de acordo com a SDS-PE, é que as viaturas foram lançadas sem estar atreladas ao Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods), ou seja, sem que os novos PMs sejam empenhados em ocorrências, custódias e escoltas, ficando a serviço exclusivo da segurança nas ruas.
 
“Por não estar atrelada ao Ciods e não estar atendendo, a princípio, as ocorrências, estará mais presente fazendo as abordagens nas ruas, combatendo os CVLIs e os CVPs, o que vai aumentar a sensação de segurança. Será uma força de 100% do efetivo trabalhando nos pontos quentes”, disse o comandante-geral da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Vanildo Maranhão.
 
Apesar da Secretaria de Defesa Social ressaltar que a Operação Forte vai focar nos locais com altos índices de violência, na prática os novos policiais militares estarão atuando nas áreas onde há maior circulação de pessoas. “No Recife, o policiamento será mais a pé, nos grandes corredores, nos centros comerciais, na Avenida Agamenon Magalhães, Avenida Boa Viagem, Avenida Rosa e Silva e todos os corredores com grande fluxo de pessoas. Neste primeiro momento, também atuaremos em Igarassu, Araçoiaba, Abreu e Lima, Paulista, Ipojuca, Cabo e Jaboatão”, detalhou o coordenador de planejamento operacional da PMPE, tenente coronel Ricardo Lopes.
 
Bairros historicamente com altos índices de criminalidade, como o Ibura e a Cohab, ambos na Zona Sul do Recife, estão de fora das estratégias da Operação Forte. Sobre isso, o tenente coronel Ricardo Lopes justifica que, com o reforço dos novos PMs no patrulhamento dos grandes corredores, os batalhões ganharão mais espaço para atender outras demandas. “O planejamento é feito através de dados estatísticos da SDS, de números dos controles das ocorrências. Nós estaremos atuando nas áreas onde os índices de criminalidade estão em maior número, tanto contra a vida quanto contra o patrimônio”, contradisse o coordenador de planejamento operacional da PMPE.
 
O lançamento oficial da ação foi no Quartel do Comando Geral (QCG) e contou com a presença do Governador do Estado, Paulo Câmara, e do secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua. A Operação Forte ainda se desdobrará numa segunda etapa, quando vai contemplar as cidades do interior de Pernambuco. A previsão da SDS-PE é de que os policiais militares envolvidos nessa segunda etapa sejam lançados em março deste ano.
 
(fonte: Diario de Pernambuco)

Notícias Recentes