Construção civil e comércio influenciam queda do PIB em PE

(fonte: globo.com)

Influenciada pelas demissões e pela recessão do mercado imobiliário, a construção civil em Pernambuco apresentou, no terceiro trimestre deste ano, queda de 9,3% no PIB em relação ao mesmo período de 2014, segundo dados divulgados nesta quarta (23) pela Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas em Pernambuco (Condepe/Fidem). O percentual é o mais expressivo dentro do setor da indústria pernambucana, que decresceu 8,1% no período.

Segundo a Condepe/Fidem, a queda do crescimento da construção civil revela o efeito dos ajustes fiscais sobre o setor, responsáveis por influenciar não só a diminuição dos investimentos de infraestrutura, mas também a queda na construção imobiliária. Ainda no segmento industrial, o setor de Eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos e descontaminação registrou queda de 14,3%, influenciado pela geração de energia no período.

Queda na construção imobiliária e demissões motivam resultado de -5,6%. Setores de impostos e agropecuária também apresentaram decréscimo.

Queda na construção imobiliária e demissões motivam resultado de -5,6%. Setores de impostos e agropecuária também apresentaram decréscimo.

A indústria de transformação também influenciou a queda no setor como um todo, apesar do decréscimo de 4,6% – o menor, se comparado aos demais subsetores. De acordo com a Agência, esse resultado é motivado pela diminuição da produção de embarcações para transporte, de bebidas (devido à queda na produção de cerveja e chope) e metalurgia (motivada pelo decréscimo da produção de latas de ferro, aço e alumínio para embalagem de produtos).

No setor de serviços, a queda expressiva do comércio (-9,5%) e dos transportes (-10,5%) influenciou o decréscimo de 5,3% do segmento como um todo. Para a agência, o reajuste no mercado de trabalho, o endividamento das famílias e até mesmo a queda no índice de confiança do consumidor foram responsáveis pela queda.

Resultados do terceiro trimestre

Em dados gerais, o Produto Interno Bruto (PIB) de Pernambuco, no terceiro trimestre, caiu 5,6% se comparado ao mesmo período do ano anterior. Além do resultado expressivo da indústria (-8,1%) e serviços (-5,3%), outros setores como impostos (-4,3%) e agropecuária (-1,5%) também apresentaram crescimento negativo. Ao todo, o PIB do período no Estado foi de R$ 37,8 bilhões.

Esse foi o menor crescimento do Estado no ano em relação aos dois primeiros trimestres de 2015. De janeiro a março, o PIB apresentou crescimento de 2,2%. Nos três meses seguintes, houve queda de 3,2% em comparação ao segundo trimestre de 2014. No acumulado do ano (de janeiro a setembro), a economia estadual reduziu 2,2% em comparação ao mesmo período de 2014.

Notícias Recentes