Covid-19: Pernambuco libera vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos de grupos específicos

O Governo de Pernambuco liberou a vacinação contra a Covid-19 de adolescentes de 12 a 17 anos. Neste primeiro momento da imunização, receberão as doses os jovens com deficiência permanente, comorbidade e privados
de liberdade, bem como gestantes e adolescentes no puerpério remoto – quem deu à luz há até um ano.
 
A decisão de imunizar os adolescentes foi pactuada, nessa terça-feira (17), pela câmara técnica da Comissão Intergestora Bipartite (CIB) e segue a determinação da Lei Federal nº 14.190 de 29 de julho de 2021, que incluiu essa população como grupo prioritário no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.
 
Algumas cidades do Estado já começaram a agendar a vacinação dos adolescentes, como é o caso de Olinda e Itapissuma, na Região Metropolitana do Recife. Na capital pernambucana, está disponível o cadastro para a população de 2 a 17 anos.
 
Segundo o governo, as doses destinadas aos adolescentes estão inclusas no lote de imunizantes da Pfizer/BioNtech, que chegou a Pernambuco na tarde da última segunda-feira (16), com 98.280 doses.
 
A decisão da CIB foi publicada na edição desta quarta-feira (18) do Diário Oficial do Estado. No texto, a comissão afirma que “a distribuição das doses para este grupo prioritário se dará de forma gradativa a cada nova pauta [entrega]”.
 
Com isso, os municípios devem ser organizar para vacinar os adolescentes por meio de cadastramento prévio, bem como devem estabelecer critérios para reduzir de forma gradativa a idade para avançar na vacinação contra o coronavírus.
 
“Agora damos mais um passo na ampliação da imunização da nossa população contra o novo coronavírus, sempre embasados nas evidências científicas. Neste primeiro momento, devem ser vacinados apenas os adolescentes de 12 a 17 anos que estão inclusos na Lei Federal”, pontua o secretário estadual de Saúde, André Longo.
 
O secretário acrescenta que o avanço para os demais adolescentes do Estado acontecerá de maneira gradativa, de acordo com as próximas entregas do Ministério da Saúde.
 
“Os gestores devem estar atentos às pautas divulgadas pelo Ministério da Saúde, definindo suas estratégias de acordo com o cronograma”, destaca a superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo.
 
(Fonte: Folha PE)

Notícias Recentes