Depressão é coisa séria, precisa de atenção e tratamento

Sobre o triste problema que ceifou a vida da ex-assistente mirim de Raul Gil: Depressão não é falta de Deus no coração. Depressão é falta de saúde mental. É uma doença psiquiátrica, responsável pela alteração de humor e tristeza profunda, revestida em amargura, desesperança e dor. Acarretando em milhares de mortes por ano.
 
O caso de Yasmin Gabrielle, a menina de 17 anos que cometeu suicídio dias atrás, traz à tona um problema recorrente no mundo moderno. Tão íntimo para mim, pois já vivenciei um drama parecido na minha família, felizmente, com desfecho positivo e de superação.
 
Estresse, transtornos psiquiátricos, vícios, traumas físicos e psicológicos, disfunções hormonais, enxaquecas crônicas… Existem vários fatores de risco e também sintomas, haja vista angústia, baixa autoestima, pensamentos frequentes sobre a morte, comportamentos compulsivos, etc.
 
Às vezes a situação é perceptível, mas às vezes não. Certamente, é importante compartilhar os dilemas do dia a dia, não se fechando para outrem, tampouco se automedicando. Assim como é pontual àqueles diante de amigos e familiares com sinais depressivos, ficarem atentos, procurando ajuda de profissionais capacitados.
 
Para que menos vidas sejam perdidas pra uma das doenças mais subestimadas, silenciosas e drásticas da atualidade.

Notícias Recentes