Doutor Hugo: “Há um relaxamento e isso é perigoso. As pessoas criaram uma falsa impressão de que a Covid-19 acabará logo em Surubim”

Formado na Universidade de Aquino em Santa Cruz de La Sierra (Bolívia), revalidado pela Universidade Federal da Bahia, com pós-graduação em Emergência & Saúde da Família (UFBA), Hugo Sávio Xavier de Almeida, de 29 anos, é um médico (clínico geral) na linha de frente em Surubim do combate à pandemia do novo coronavírus. Atuando na UPA, Policlínica Estefânia, SAMU e UBS.
 
Doutor Hugo, os números da Covid-19 em Surubim estão controlados?
 
Hugo Almeida: Os casos de Covid-19 aparecem todos os dias, não houve queda nos números. Houve sim por ora uma diminuição de enfermos com sintomas graves. Nossa equipe tem feito muitos testes em Surubim. Só haverá controle com a criação de uma vacina e imunização de boa parte da população, seja no nosso município ou no restante do país.
 
Fale-me sobre os profissionais de saúde envolvidos no combate à pandemia.
 
Hugo Almeida: Os profissionais de saúde são a linha de frente do cuidado, aumentando naturalmente a pressão sobre a classe. É preciso muitas vezes ter paciência e sensibilidade com médicos e enfermeiros. Pois também estão expostos ao vírus. Muitos inclusive perderam amigos e colegas vítimas da Covid-19.

O Doutor Hugo Almeida na Policlínica Estefânia Farias. | Foto: Lulu/Surubim News

Há um relaxamento por parte da população com relação às medidas de prevenção. Isso é perigoso diante do atual cenário?
 
Hugo Almeida: Há um relaxamento e isso é perigoso. As pessoas se acostumaram, criando a falsa impressão de que a Covid-19 acabará logo. Mas isso chega a ser utópico sem uma vacina eficaz.
 
Qual a conduta adequada à população?
 
Hugo Almeida: A utilização de máscaras, higiene adequada das mãos, evitar aglomerações e só sair de casa quando necessário. Quanto aos sintomas, se moderados procurar uma Unidade Básica de Saúde para primeiro atendimento e posterior testagem. Em casos graves como, por exemplo, febre alta e dificuldade para respirar, procurar serviços como a UPA e hospitais.

Notícias Recentes