Em Pernambuco casos de microcefalia ligada ao vírus zika sobem para 164

(fonte: G1)
.
Em uma semana, foram confirmados mais dez casos de microcefalia relacionados ao zika em Pernambuco, totalizando 164 testes positivos para a relação da malformação congênita com o vírus. As pesquisas foram feitas pelo Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/Fiocruz e pelo Instituto Evandro Chagas. A informação foi divulgada nesta quarta (1º), por meio de boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Dentre os 294 testes realizados em laboratório, 126 casos apresentaram resultado negativo e outros quatro foram inconclusos.
Casos de microcefalia em Pernambuco diminuiram para 358, segundo boletim da SES (Foto: Paulo Whitaker/Reuters)

Casos de microcefalia em Pernambuco diminuiram para 358, segundo boletim da SES (Foto: Paulo Whitaker/Reuters)

Ainda de acordo com o boletim, o número de casos confirmados de microcefalia em Pernambuco diminuiu para 358 – na semana anterior, havia 359 confirmações de bebês com a malformação congênita. Segundo a SES, o número diminuiu devido à revalidação das estatísticas, monitoradas semanalmente em todos os municípios do Estado. Entretanto, as notificações de possíveis casos de microcefalia cresceram: em uma semana, foram feitas mais 14, totalizando 1.982 – feitas desde o dia 1º de agosto de 2015 até a última terça (28). Desse total, 855 casos atendem aos parâmetros da Organização Mundial de Saúde para a malformação. Outros 1.133 casos foram descartados.
 
O boletim também informou que o número de grávidas notificadas com manchas vermelhas no corpo subiu para 4.285. Desse total de casos, notificados desde o dia 2 de dezembro de 2015 até a última terça (28), 26 tiveram detecção de microcefalia intra útero. Na semana anterior, o número era de 4.244 gestantes com exantemas espalhados pelo corpo. Apesar das notificações, a SES esclarece que as manchas não indicam, necessariamente, a confirmação de microcefalia do feto. Ainda foram registrados 35 casos de bebês natimortos, além de outros 30 que faleceram logo após o nascimento. A SES também esclareceu que nenhum dos casos teve a microcefalia como causa básica do óbito das crianças.
 
Arboviroses
 
Também nesta quarta (1º), a pasta divulgou números atualizados sobre as notificações e confirmações dos casos de dengue, zika e chikungunya em Pernambuco. De acordo com a SES, foram notificados 77.890 casos de dengue, 32.573 de chikungunya e 10.049 casos de zika no Estado. Segundo o boletim, houve a confirmação de 16.436 casos de dengue, 7.444 de chikungunya e 23 de zika. Quanto aos óbitos, a SES informou que foram registrados 233 óbitos suspeitos pelas arboviroses entre os dias 3 de janeiro e 28 de maio. Houve, ainda, 22 confirmações de mortes por chikungunya, seis com resultado laboratorial positivo para dengue e nenhum caso de óbito relacionado ao vírus zika.

Notícias Recentes