Em Surubim choveu em um dia, quase a quantidade esperada para o mês inteiro

As fortes chuvas que caíram
em Surubim nesta terça-feira (24), representam quase todo o volume de precipitação esperado para o mês de maio. Segundo o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Econômico do município, Denny Lapenda, foram registrados 88 mm.
 
Conforme dados da Apac (Agência Pernambucana de Águas e Clima), a média climatológica para maio é de 93.20 mm. Portanto, choveu apenas neste dia, 94% da média mensal. Antes do temporal, as chuvas estavam abaixo do esperado. Até então, só havia chovido 36 mm ou 39% em relação à média. Agora, maio já supera a normalidade.
 
A concentração de tanta chuva em um curto período, serviu para encher barreiros e açudes, mas não “salvou” as lavouras que vinham sofrendo com a estiagem. Com a “chuvarada”, parte dos agricultores que já haviam perdido a plantação de milho, decidiram fazer novo plantio, na esperança que as precipitações continuem nos meses seguintes.
 
Choveu na maioria das cidades que fazem parte da bacia do Rio Capibaribe, mas o volume de água não foi suficiente para aumentar o acumulado na barragem de Jucazinho, que nesta quarta-feira (25), estava com 30,2 milhões de m³ (14,74% da capacidade). No dia anterior, o nível do reservatório era 30,25 milhões de m³ (14,77%), segundo o monitoramento da Agência Nacional de Águas (Ana).
 
(Fonte: Correio do Agreste)

Notícias Recentes