Entrevista com: Capitão Dantas

Breve perfil do entrevistado: formado nas instituições da Academia de Polícia Militar e Colégio da Polícia Militar, o atual Secretário de Defesa Social, Reginaldo Dantas, é um surubinense apaixonado pelo seu trabalho e pela sua terra.

Surubim News: Olá, Capitão. Bem, como você ingressou na política, já que tal organização difere da corporação militar?

Capitão Dantas: Por vários motivos, incluindo a vocação militar, não me imaginava na política. Acabei gostando da área quando apoiei Ana Paula – candidata a Deputada Federal –, e esposa de um vereador que meu tio assessorava em Recife na época, 2002. Depois me candidatei a vereador em 2004 e 2012, quando substituí Josafá Vasconcelos durante 90 dias. Atualmente, não me vejo em outra situação se não vislumbrando ocupar cargo integral na câmara municipal da minha cidade.

Surubim News: Quais as funções da SDS (Secretária de Defesa Social)?

Capitão Dantas: A nossa prioridade é a organização do trânsito (visando melhoramento do fluxo e cumprimento das leis). Todavia, diferente do que muitos pensam, a SDS é responsável por PROCON, guarda municipal, segurança material e imaterial dos bens do município, defesa civil; e estamos, também, consolidando uma parceria com bombeiros civis.

Surubim News: Capitão, qual sua relação com o Prefeito Túlio Vieira?

Capitão Dantas: Minha convivência com Túlio Vieira estreitou-se durante a campanha em 2012, antes disso o conhecia pouco. Hoje mantemos uma relação recíproca e esperançosa em prol de Surubim, sob a filosofia imposta na sua gestão. Sim, sinto-me respaldado e honrado com a secretaria que venho comandando.

Capitão Dantas na Secretaria de Defesa Social | Foto: Danilo Leal & Thalita Rodrigues

Capitão Dantas na Secretaria de Defesa Social | Foto: Danilo Leal & Thalita Rodrigues

Surubim News: Por que é necessário o cadastramento de toyotas, mototáxis e outros veículos de transporte coletivo?

Capitão Dantas: Surubim há anos virou referência comercial para as cidades vizinhas e isso acarretou num crescimento desenfreado de transportes informais dominados por motoristas autônomos. A regulamentação de toyotas, mototaxistas e outros veículos coletivos serve para inibir descumprimento de leis, reeducar cidadãos motorizados e assegurar menor risco de acidentes com pedestres, dentre outras corriqueiras infrações.

Surubim News: O que a população surubinense pode esperar da SDS em 2014?

Capitão Dantas: Estamos nos encaminhando para criar a zona azul (que é uma modalidade de estacionamento que incentiva a rotatividade de vagas) ainda neste primeiro semestre. Também estamos buscando o monitoramento com câmeras – primeiramente, nas Ruas João Batista, Euclides Mota, Alian Oliveira e José Tetéu. Queremos organizar várias vias, mas tudo sob logística bem traçada, para que a população não estranhe tanto as novas mudanças. Por fim, no futuro próximo, esperamos levar para a Rodoviária (que pertence ao Governo do Estado) um terminal integrado de toyotas.

Surubim News: Capitão, desde já obrigado e, caso queira, fique à vontade para expor algumas considerações finais.

Capitão Dantas: Minhas considerações finais são dedicadas ao desafio de reeducar e conscientizar motoristas, pedestre. A intenção é incentivar tolerância, cordialidade e boa convivência com as leis e as diferenças de ambas as classes. Obrigado pela oportunidade, Surubim News, um abraço.

Notícias Recentes