Entrevista com a psicóloga Wiliane Santos, sobre a depressão

Graduada e pós-graduanda pela UniFavip, a psicóloga Wiliane Nascimento (CRP 02/21875) possui experiências nas áreas individuais e grupais. Atualmente ela atendente em clínicas de Surubim e nesta  entrevista vai falar sobre um assunto sério, voltado à (falta de) saúde mental.
 
Sobre a depressão: A depressão é assim, um mal silencioso e ainda mal compreendido – até mesmo entre os próprios pacientes. É um dos problemas de saúde mais comuns, que afeta não apenas o emocional da pessoa, mas interfere no modo de vida, causando sofrimento e prejuízo no funcionamento biopsicossocial, refletindo em áreas importantes da vida do sujeito.
 
Como a depressão é vista pela sociedade (senso comum)? A depressão ainda é vista como algo associado à falta de crenças (espiritualidade) ou com base apenas no contexto que a pessoa é inserida, sendo sendo estigmatizada e posto como “anormalidade” e “desajuste”.

Cartões de visita da psicóloga, Wiliane Nascimento. | Foto: Lulu/Surubim News

Fatores de risco, sintomas, tratamento e medidas preventivas: A depressão pode atingir pessoas de qualquer faixa etária; os fatores de risco estão associados a temperamentais, ambientais, genéticos e fisiológicos.
• Humor deprimido na maior parte dos dias;
• Acentuada diminuição do interesse ou prazer em todas ou quase todas atividades;
• Perda ou ganho significativo de peso;
• Insônia ou hipersonia quase todos os dias;
• Agitação ou retardo psicomotor;
• Sentimentos de inutilidade ou culpa excessiva ou inapropriada;
• Capacidade diminuída para pensar ou se concentrar;
• Sentimentos de medo, insegurança, desesperança, desespero, desamparo e vazio;
• Pensamento recorrente de morte (não somente o medo de morrer), ideação suicida recorrente.
O acompanhamento médico é indispensável tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento adequado. Sendo o tratamento realizado com auxílio médico profissional, por meio de medicamentos, e também o acompanhamento psicoterapêutico conforme cada caso.
 
A forma de prevenir a depressão é cuidando da mente e do corpo, com alimentação saudável e prática de atividades prazerosas. Por fim, o apoio de grupos sociais onde o indivíduo está inserido é fundamental.

Yasmin Gabrielle, ex-assistente mirim de Raul Gil, morreu domingo (21), aos 17 anos. A garota sofria de depressão há anos e a principal suspeita é de suicídio.

Como o caso de Yasmin Gabrielle deve ser abordado por quem se vê num contexto similar? A dor alheia, só o outro sabe sua potencialidade e suas consequências. Mensurar o sentir do outro é como reduzir o sujeito. É no desenrolar de sua história que emana a voz silenciosa de quem precisa de ajuda.
 
A depressão merece ser cuidada sem rótulos, é preciso olhar com mais atenção àqueles ao nosso redor. Quando lidamos com quem está acometido pela doença, é necessário o cuidado com o que dizemos; pergunte se pode ser útil, acolha, se mostre disponível, silencie e abra os ouvidos, ajude a procurar um especialista. O caso de Yasmim entra para os números, mas é possível fazer diferente.
O CVV (Centro de Valorização da Vida) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, e-mail, chat e VoIP 24 horas, todos os dias. A ligação para o CVV em parceria com o SUS, por meio do número 188, é gratuita a partir de qualquer linha telefônica fixa ou celular. Também é possível acessar www.cvv.org.br para chat.
Instagram: @wilianesantos_psi
WhatsApp: (81) 98222-1778

Notícias Recentes