Entrevista com Francinalda Costa: fisioterapeuta do Hospital São Luiz

Perfil acadêmico e profissional: Francinalda Costa (@francinalda_costa), graduada em Fisioterapia pela Associação Caruaruense de Ensino Superior (ASCES-UNITA), pós-graduada em Fisioterapia Hospitalar, pós-graduada em Fisioterapia UTI, pós-graduada em Saúde Pública, com especializações em Método Pilates do Brasil e Fisioterapia Uroginecológica. Há 13 anos atua como Fisioterapeuta Hospital no São Luiz.
 
Sobre os benefícios à saúde:
 
“A Fisioterapia tem como importância, promover, manter, desenvolver ou reabilitar as integridades e o funcionamento dos órgãos e sistemas do organismo humano. Tendo como objetivo de prevenção e tratamento de dificuldades funcionais do corpo, sejam elas decorrentes de traumas, doenças adquiridas ou genéticas.”
 
Importância da fisioterapia para o bem-estar:
 
“O controle e/ou diminuição da dor; preveni e trata doenças crônicas; melhora da postura; auxilia na prevenção e diminuição de problemas urinários; fortalece musculaturas; melhora doenças respiratórias; melhora da insônia; melhora da qualidade de vida, etc..”
 

A fisioterapeuta, Francinalda Costa, no Hospital São Luiz. | Foto: Lulu/Surubim News

O auxílio da fisioterapia no tratamento da Covid-19:

“Em relação à Covid-19, o fisioterapeuta atua na contribuição para evitar complicações cardiorrespiratórias em indivíduos internados, recuperando a capacidade pulmonar e motora de quem já se curou da doença.”
 
A partir do desenvolvimento da doença:
 
“Durante a internação dos pacientes portadores de Covid-19, o trabalho do fisioterapeuta começa desde a administração de oxigênio, monitoração de ventilação mecânica caso necessário. Assim como mudança de decúbito, incluindo também procedimentos relacionados à remoção de secreção brônquica, no objetivo de melhorar a função respiratória do paciente.”
 
No pós-Covid-19:
 
“Em pacientes pós-Covid-19, a fisioterapia respiratória continua sendo de suma importância para adequação da função, através de exercícios indicados para fortalecer os músculos que atuam diretamente na respiração. Tanto de quem acabou de sair da UTI, quanto àqueles que estão se recuperando em casa.”
 

Notícias Recentes